O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Vigilância Sanitária orienta donos de peixaria

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Reunião teve caráter educativo e orientador, de forma a garantir a qualidade do pescado vendido
Publicada em: 7 de Abril de 2025 - 14h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Reunião teve caráter educativo e orientador, de forma a garantir a qualidade do pescado vendido Foto: Divulgação

 

Município busca garantir qualidade dos produtos comercializados, em especial, diante do aumento das vendas na Semana Santa

Com a previsão de aumento do consumo e comercialização do pescado na proximidade da Semana Santa, a Vigilância Sanitária de Rio das Ostras está intensificando o trabalho de inspeção e orientação junto às peixarias. Nesta segunda, 7 de abril, técnicos e gestores da Vigilância se reuniram com donos de peixarias para orientar os comerciantes em relação às práticas sanitárias e de higiene adequadas.

A reunião teve caráter educativo e orientador, de forma a garantir a qualidade dos produtos, em especial a conservação em gelo. A armazenagem inadequada – como a imersão de peixes, camarões e outros crustáceos em água – pode comprometer sua integridade.

Com essa iniciativa, a Vigilância Sanitária busca assegurar que os estabelecimentos estejam alinhados às normas de segurança alimentar, proporcionando aos consumidores produtos de alta qualidade e dentro dos padrões exigidos.

O cumprimento da legislação, além de proteger a Saúde Pública, evita que o comerciante receba sanções e tenha prejuízos – como, por exemplo, ter seu estabelecimento interditado ou produtos descartados.

VISTORIAS – Além disso, agentes de fiscalização estão vistoriando os estabelecimentos do Setor para verificar conformidade com as normas sanitárias vigentes, especialmente no que diz respeito ao armazenamento, exposição e acondicionamento dos produtos.

VIGILÂNCIA – A Vigilância Sanitária realiza inspeções periódicas para assegurar que as exigências sejam efetivamente implementadas. O descumprimento pode resultar em novas sanções, incluindo a interdição definitiva do estabelecimento, infrações e multas.

Os munícipes podem colaborar com a fiscalização denunciando irregularidades pelo e-mail: vigilanciasanitaria@gmail.com

 

Pesquisa no Portal