Vigilância Sanitária interdita peixaria
Publicada em: 2 de Abril de 2025 - 10h26 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Vigilância Sanitária de Rio das Ostras segue cumprindo seu papel de proteção à Saúde Pública. Esta semana, o Órgão interditou, de forma temporária, uma peixaria da Cidade, depois de uma vistoria que identificou várias irregularidades e falta de condições sanitárias e de higiene no local. Como consequência, foram inutilizados 25 quilos de pescado, que estavam impróprios para o consumo.
Essas falhas representam riscos à Saúde Pública e violam as normas sanitárias vigentes. Diante desse quadro, a Vigilância Sanitária realizou a interdição temporária da peixaria, cautelarmente, para correção de inadequações.
Na ação, os fiscais verificaram várias irregularidades, que incluíam condições higiênico sanitárias inadequadas, como armazenamento incorreto dos produtos, gelo utilizado de forma indevida, peixes expostos em água de gelo já derretido, muitas moscas nos produtos, condições físicas das instalações fora do mínimo exigido pela legislação, além de diversas outras.
“A Vigilância em Saúde ressalta o compromisso contínuo de garantir a segurança alimentar, com objetivo de prevenir doenças transmitidas por alimentos, como intoxicações e infecções. O empresário que segue as normas, não só contribui para garantir a saúde da população, como ainda evita prejuízos para seu comércio”, explica Nirvana Braga, coordenadora da Vigilância em Saúde.
SEMANA SANTA – Com a proximidade com a Semana Santa, a Vigilância está intensificando o trabalho de inspeção e orientação junto às peixarias. Durante esse feriado, acontece um aumento significativo nas vendas de pescados e na movimentação de visitantes no Município.
Entre as ações previstas está uma reunião de caráter educativo e orientador voltada para os proprietários de peixarias do Município. O encontro tem como principal objetivo instruir empresários e comerciantes sobre as práticas corretas para garantir a qualidade dos produtos – em especial a conservação em gelo dos produtos. A armazenagem inadequada, como a imersão de peixes, camarões e outros crustáceos em água, pode comprometer sua integridade.
Com essa iniciativa, a Vigilância Sanitária busca assegurar que os estabelecimentos estejam alinhados às normas de segurança alimentar, proporcionando aos consumidores produtos de alta qualidade e dentro dos padrões exigidos.
Além disso, agentes de fiscalização visitarão todos os estabelecimentos do setor para verificar se estão em conformidade com as normas sanitárias vigentes, especialmente no que diz respeito ao armazenamento, exposição e acondicionamento dos produtos.
VIGILÂNCIA – A Vigilância Sanitária realiza inspeções periódicas para assegurar que as exigências sejam efetivamente implementadas. O descumprimento pode resultar em novas sanções, incluindo a interdição definitiva do estabelecimento, infrações e multas.
Os munícipes podem colaborar com a fiscalização denunciando irregularidades pelo e-mail: vigilanciasanitaria@gmail.com
DIVULGAÇÃO RESTRITA – A Vigilância lembra que a divulgação de nomes de estabelecimentos interditados é restrita por motivos legais e éticos, incluindo legislação relativa a presunção de inocência, sigilo processual e proteção de dados.