Vacinação da Tríplice Viral volta a acontecer em todas as unidades de saúde
Publicada em: 18 de Janeiro de 2024 - 15h32 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMCrianças de seis a 11 meses devem ser vacinadas com a “dose zero”
Com a normalização da distribuição das doses da vacina Tríplice Viral pelo Ministério da Saúde, Rio das Ostras descentralizou a vacinação.
A partir da segunda-feira, dia 22, a imunização volta a ser ofertada para todas as idades e em todas as unidades vacinadoras do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
Com a chegada dos novos lotes da vacina, crianças de seis a 11 meses já podem receber a “dose zero” de intensificação e pessoas a partir de 12 meses que precisam iniciar ou completar o esquema vacinal. A vacina da Tríplice Viral é indicada para pessoas de seis meses a 59 anos, conforme situação vacinal avaliada pelo profissional da Saúde.
A Secretaria de Saúde reforça a necessidade das crianças de seis a 11 meses serem vacinadas o quanto antes nas unidades de saúde.
“Nesta faixa etária há risco de maior complicação e óbito em decorrência do sarampo. Por esse motivo é importante atualizar o cartão de vacinação. Crianças menores de um ano têm potencial maior de gravidade”, falou Natália Lopes, coordenadora de Imunização do Município.
Transmissão – O sarampo é causado por um vírus altamente transmissível. A contaminação ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.
Sintomas – Febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido são sinais de alerta. Os sintomas da doença podem aparecer em torno de três a cinco dias, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que em seguida se espalham pelo corpo.
Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de atenção e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.
Complicações – Alguns grupos são mais vulneráveis aos sintomas mais graves e sequelas causadas pelo sarampo. No caso das crianças, elas podem desenvolver pneumonia, infecções de ouvido e encefalite. A pneumonia em decorrência do sarampo também é comum em adultos.
Já para as gestantes, o sarampo pode causar o parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso. É importante que a mulher se vacine antes de engravidar, já que a dose é contraindicada durante a gestação.
Confira as unidades vacinadoras:
-
Unidade Básica de Saúde Jardim Mariléa – Rua Nova Friburgo, nº21, Jardim Mariléa
-
Estratégia de Saúde da Família Mar do Norte – Estrada da Praia, s/nº, Mar do Norte
-
Estratégia de Saúde da Família Cantagalo – Estrada Cantagalo s/nº, Cantagalo
-
Estratégia de Saúde da Família Rocha Leão – Rua Paulo Henrique Sarzedas, s/nº, Rocha Leão
-
Clínica da Família – Rua das Bromélias, s/nº, Âncora
-
Estratégia de Saúde da Família Cláudio Ribeiro – Rua Peperônia, s/nº, Âncora
-
Estratégia de Saúde da Família Âncora – Rua das Acácias, nº 615, Âncora
-
Estratégia de Saúde da Família Dona Ediméia – Avenida Linda, s/nº, Nova Esperança
-
Estratégia de Saúde da Família Nova Cidade – Rua Inajara, s/nº, Nova Cidade
-
Estratégia de Saúde da Família Recanto – Rua Abel Siqueira, s/nº, Recanto
-
Estratégia de Saúde da Família Operário – Rua Cantagalo, s/nº, Operário
-
Estratégia de Saúde da Família Cidade Praiana – Rua Santa Catarina, s/nº, Cidade Praiana