O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Feira Eco Ostras apresenta experimentos dos alunos

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Feira Eco Ostras visa desenvolver a visão científica dos estudantes
Publicada em: 23 de agosto de 2019 - 15h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

No próximo sábado, 24, a Praça José Pereira Câmara, no Centro, se tornará uma extensão dos laboratórios de Ciências das escolas da Rede Municipal de Educação! É que na data, de 8h às 17h, acontecerá a quinta edição da Feira Eco Ostras. Com o tema “Consciência e Juventude na Construção de uma Sociedade Sustentável”, a Feira quer incentivar o desenvolvimento da visão crítica a respeito de problemas que existem e atingem nossa população, abordando soluções que não agridam o planeta.

“Nós, como indivíduos sociais que somos, precisamos aprender a viver de forma sustentável, sendo responsáveis e conscientes de que nosso agir hoje implica futuramente na vida das pessoas e de todo planeta. A proposta do Eco Ostras é incentivar mudanças de comportamento em nossa comunidade escolar, buscando a integridade ambiental, e uma sociedade mais justa e sustentável para as gerações que aí estão e as que virão”, enfatiza o secretário de Educação, Maurício Henriques.

Repaginada, a Eco Ostras, nesta edição, abre espaço também para os primeiros anos do Ensino Fundamental. “Queremos a escola como produtora de saberes e não mera reprodutora. E quando isso acontece desde os anos iniciais da educação básica, facilita a popularização da Ciência, apresentando soluções e inovações tecnológicas de forma fácil, prática e sem grandes custos, estimulando a sustentabilidade nas famílias”, afirma a coordenadora do projeto na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Natália Coqueiro.

Ainda segundo Natália, o desenvolvimento dos projetos pelos alunos, nas 14 unidades de ensino municipais, faz com que essas escolas sejam referência na produção científica. “Isso possibilita o incentivo à criatividade e a inventividade de crianças e adolescentes, fazendo-os mais conscientes sobre suas próprias potencialidades, direitos e deveres”, completa ela.

FEIRA – Montada nos moldes de uma feira científica direcionada a todas as áreas dos saberes, a Eco Ostras recebe apoio do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e está afiliada a Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro – Fecti, que, em edições anteriores, já selecionou trabalhos de alunos riostrenses para a etapa estadual, premiando três deles.

Os 63 trabalhos, envolvendo 184 alunos e 34 professores, serão avaliados por um comitê municipal que os julgará de acordo com critérios pré-estabelecidos, como criatividade e aplicabilidade social da proposta. De 1º a 3º ano, não há competição entre os trabalhos expostos e todos os alunos receberão certificados de participação. Já os trabalhos das categorias 4º/5º, 6º/7º e 8º/9º ano receberão premiação das três melhores propostas.

Feira Eco Ostras visa desenvolver a visão científica dos estudantes Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal