Servidores fazem capacitação no Suas

Idosos riostrenses participaram ainda de uma visita à Câmara Municipal
Publicada em: 10 de Maio de 2024 - 16h08 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Servidores que atuam na Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) participaram de qualificação Foto: Divulgação
O curso contou com a assessoria técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Foto: Divulgação
Idosos riostrenses participaram ainda de uma visita à Câmara Municipal Foto: Divulgação

Servidores que atuam na Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Rio das Ostras tiveram três dias de qualificação. Realizada entre os dias 7 e 9 de maio, o curso contou com a assessoria técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

A iniciativa faz parte das ações de formação permanente dos trabalhadores do Suas no Município. Entre os seus objetivos estão aperfeiçoar o trabalho prestado aos usuários, ampliar as políticas de proteção social e incrementar a operacionalização dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

Esta parceria com a Secretaria de Estado ganha especial importância pelo fato do perfil social e econômico das famílias atendidas passar por constante transformação. Essas mudanças motivam a atualização da política de assistência social, visando a garantia e efetivação da proteção social à população usuária.

PROGRAMAÇÃO – Na terça e quarta-feira, dias 7 e 8, o encontro de assessoramento técnico aconteceu na Faculdade CNEC e foi ministrado pelo assessor técnico Paulo Leite, da Coordenação Estadual de Serviços e Programas.

Já a programação da quinta-feira, dia 9, foi na sede da Secretaria de Assistência Social e dedicada ao Projeto “Na Trilha dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”, da Superintendência Estadual de Políticas para Pessoas Idosas. Durante um momento de diálogo com técnicos de Assistência Social, a da superintendente Simone Torino orientou sobre os aspectos sociais do envelhecimento.

A superintende estadual ainda prestou assessoramento para implementação de novas ações no Município. Em seguida, promoveu uma atividade educativa para cerca de 20 idosos riostrenses sobre os direitos das pessoas com mais de 65 anos.

O encontro, que contou com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, foi encerrado com uma visita guiada à Câmara Municipal.