Secretaria de Assistência Social realiza capacitação para Cadastro Único
Publicada em: 3 de Fevereiro de 2025 - 09h40 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Secretaria de Assistência Social realizou uma capacitação para os servidores municipais que atuam como entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico). O treinamento ocorreu no auditório da sede da Assistência Social, em Jardim Campomar, na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, com o objetivo de alinhar os procedimentos necessários para o processo de entrevistas.
Em Rio das Ostras, atualmente cerca de 29.696 famílias estão cadastradas no CadÚnico. Segundo dados da Secretaria, são 12.341 famílias que recebem o Bolsa Família no Município.
Durante o treinamento, os entrevistadores foram informados que, para receber o benefício, os moradores podem se cadastrar nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e também na Unidade Cantagalo de Assistência Social do Município.
No encontro, também foi relatado que as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa (renda per capita) têm direito ao CadÚnico.
De acordo com Adeniusa dos Santos Constâncio, coordenadora municipal do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, o CadÚnico reduz a invisibilidade social das famílias de baixa renda. “Com ele, é possível realizar buscas ativas dos moradores em situação de vulnerabilidade social e identificar as demandas de políticas públicas”.
“O objetivo da capacitação é, além de preparar os trabalhadores que atuam diretamente com o Cadastro Único, realizar um atendimento humanizado que cuide de nosso bem maior, que são nossos munícipes. Esse é o desejo maior de nosso governo”, destaca o secretário de Assistência Social, Carlos Correa.
CONHEÇA O PROGRAMA – O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Permite conhecer a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda e deficiência.
Para se cadastrar no CadÚnico, o responsável pela família precisa levar um documento com foto.
Além disso, precisa apresentar o seu CPF ou seu Título de Eleitor, comprovante de residência e os documentos de todas as pessoas da família que moram com ela.