Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Rio das Ostras realiza plenária sobre Economia Solidária

Publicada em: 16 de agosto de 2022 - 14h49 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Reunião discute demandas que serão debatidas na 5ª Plenária Nacional de Economia Solidária, em Brasília

O Fórum Municipal de Economia Solidária de Rio das Ostras promoveu na última segunda-feira, dia 20, no auditório da Escola Maria Teixeira, uma plenária que debateu o tema “Economia Solidária: o bem viver, a cooperação e a autogestão para o desenvolvimento justo e sustentável”. A discussão apontou as demandas dos municípios da Baixada Litorânea, levando em conta as necessidades da economia solidária e das políticas públicas para serem discutidas em Brasília, na 5ª Plenária Nacional de Economia Solidária que acontecerá em novembro.

Em Rio das Ostras, os projetos acontecem no Espaço Solidário do quiosque 5, na Praia da Tartaruga; na feirinha “Ostras Arte”, e na “Feira da Economia Fraterna” que é realizada uma vez por mês no salão da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Estes lugares abrem espaço para a criação de atividades que contribuem para o desenvolvimento de produtos com o reaproveitamento de materiais reciclados e orgânicos.

Para Josemar Souza, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social de Rio das Ostras, é muito importante que se descubra novos meios de renda pois refletem diretamente na economia local. “Nosso município apoia a Economia Solidária e investe na ampliação dos projetos, pois além de gerar renda, ela colabora com o desenvolvimento sustentável, pelo reaproveitamento de materiais reciclados”, diz.

Margareth Azevedo faz parte do Espaço Solidário do Artesão e acredita que a Economia Solidária é mais que uma ideologia. “Muitas pessoas dizem que é apenas um pensamento que vai adiante, mas eu posso afirmar que já é realidade. Não apenas em Rio das Ostras, mas também em todo o Brasil”, afirma.

ECONOMIA SOLIDÁRIA- Chamada de Terceiro setor da economia, desenvolver projetos de geração de renda por meio da auto gestão, ou seja, o individuo fabrica seus produtos por meio cooperativista e associativista reaproveitando matérias-primas e cultivando novas ideias.

Pesquisa no Portal