O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Vacinação Antirrábica: sábado tem nova etapa

  • Foto: Matheus Müller
    Descrição da foto
    São sete pontos de imunização, que estarão de portas abertas para receber os animais, das 9h às 17h
  • Foto: Matheus Müller
    Descrição da foto
    Cães e gatos a partir de 3 meses de idade devem ser vacinados
Publicada em: 21 de novembro de 2023 - 15h04 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Duas mulheres com um gato na mesa aplicando a vacina antirrábica
São sete pontos de imunização, que estarão de portas abertas para receber os animais, das 9h às 17h Foto: Matheus Müller
profissional de saúde e proprietário em pé, segurando e aplicando vacina antirrábica na cadela
Cães e gatos a partir de 3 meses de idade devem ser vacinados Foto: Matheus Müller

Desta vez serão atendidas localidades da Região Sul

Rio das Ostras realiza neste sábado, 25 de novembro, a terceira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. São sete pontos de imunização, que estarão de portas abertas para receber os animais, das 9h às 17h, nas localidades de Cidade Beira Mar, Cidade Praiana, Extensão Serramar, Jardim Campomar e Palmital. Cães e gatos a partir de 3 meses de idade devem ser vacinados.

A campanha foi dividida em quatro etapas para facilitar o acesso dos moradores aos pontos de vacinação e evitar aglomerações. O Município realizará a quarta e última etapa no dia 2 de dezembro.

Realizaremos a terceira etapa da vacinação antirrábica e é muito importante que os moradores procurem os locais de vacinação. A vacina é administrada anualmente e somente ela é capaz de proteger o animal contra a raiva, que em quase 100% dos casos pode ser fatal. Seres humanos também podem contrair o vírus que tem como causa encefalite, ou seja, uma inflamação no cérebro”, destacou Jorgito Pinheiro, diretor do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiologia.

RAIVA – Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos tutores de animais de estimação quanto às autoridades sanitárias brasileiras. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

IMPORTANTE – Não serão vacinados pets com imunidade baixa, fêmeas prenhas, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias. Nesses casos deve-se aguardar a recuperação. Também vale destacar que os cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal e bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada. Para conduzí-los em segurança, deve se utilizar as caixas de transporte.

CUIDADOS – Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação e o banho deve ser normal.

 

Confira os pontos de vacinação deste sábado, 25 de novembro:

CIDADE BEIRA MAR

Estratégia de Saúde da Família Nilson Marins – Alameda Campomar, s/nº – Cidade Beira Mar (Antigo Coga)

Centro de Referência de Assistência Social – Cras Sul

Rua Serafim Bastos, s/nº – Cidade Beira Mar

CIDADE PRAIANA

Estratégia de Saúde da Família Cidade Praiana – Rua Santa Catarina, s/nº – Cidade Praiana

Escola Municipal Sebastião Loubach – Avenida Rio Grande do Sul, s/nº – Cidade Praiana

EXTENSÃO SERRAMAR

Escola Municipal Alzir David Pereira – Avenida Serramar, s/nº – Extensão Serramar

JARDIM CAMPOMAR

Escola Municipal Maria Teixeira de Paula – Alameda Campomar, nº 600 – Jardim Campomar

PALMITAL

Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira – Rua Domingos Francisco Farias Mota, nº 70 – Palmital

Pesquisa no Portal