Rio das Ostras passa a ter Conselho da Mobilidade Urbana
Publicada em: 10 de Maio de 2024 - 16h29 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMFruto do empenho conjunto de poder público, sociedade civil e população interessada, Rio das Ostras tem agora seu Conselho Gestor da Mobilidade Urbana. A primeira formação dos conselheiros foi instituída durante o Fórum de Mobilidade Urbana, nesta sexta-feira, dia 10, para atuar durante o biênio 2024/2025.
O Conselho Gestor é paritário, composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes. Coube ao Poder Executivo indicar oito titulares e seus suplentes (entre servidores das secretarias municipais). Os demais conselheiros foram eleitos durante o Fórum, representando a sociedade civil organizada.
FÓRUM – O Fórum contou com a presença de autoridades, entidades afins e população em geral. Na abertura, o presidente da Comissão Multidisciplinar Permanente de Mobilidade Urbana – CMPMU, Flávio Ferreira da Silva, destacou a importância do evento.
“Hoje é um dia muito especial para todos que vêm trabalhando nessa causa. Pensando na cidade que temos, na cidade que queremos e no que podemos fazer, ver essa sala cheia mostra o que estamos fazendo, de fato, pela inclusão, segurança e sustentabilidade”, disse o presidente.
O secretário de Transportes Públicos e Mobilidade Urbana, Paulo Cesar Viana, falou sobre o empenho conjunto para criação do Conselho Gestor de Mobilidade Urbana, lembrando que essa iniciativa é mais que um plano de governo, mas um “Plano de Cidade”.
“Estamos colhendo o resultado dessa luta. A Administração Municipal está pronta para trabalhar junto com o Conselho e colocar em prática as ações da Mobilidade em prol de uma cidade a cada dia melhor”, frisou o secretário.
Também compuseram a mesa de autoridades o assessor jurídico da Secretaria de Segurança Pública, Guilherme Miraldi – representando o secretário Evandro da Silva Carvalho – e Octávio José Jr, coordenador da Regional Leste do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea-RJ.
CONSELHO – Foram eleitos durante o Fórum os seguintes conselheiros: Heraldo Alves Oliveira, da Associação Rio das Ostras de Apoio às Pessoas Com Deficiência – AROAPcD, pelo Setor de Transporte Não Motorizado; Rivail Augusto Gibaja Gripp, do Sindserv, pelo Setor Empresarial; Wagner de Almeida Oliveira, da ETP, pelo Setor de Ensino e Pesquisa; Cátia Tamires de Abreu, da Amanha, pelo Setor de Associação de Moradores; e Aline Mirian Marques, do Crea, pelo Setor de Profissionais do Sistema Confea.
Não se apresentaram representantes dos setores de Transporte Público, Hoteleiro e Defesa do Meio Ambiente.
A criação do Conselho Gestor da Mobilidade Urbana de Rio das Ostras, suas funções e formação foram definidas a partir da Lei Municipal 2831/2023, que instituiu o Plano de Diretrizes para a Mobilidade Urbana de Rio das Ostras – PDMURO.
O objetivo do Conselho é acompanhar, avaliar, monitorar e colaborar com a revisão periódica da implementação do Plano, no que tange à operacionalização das estratégias previstas e seus resultados, em relação às metas de curto, médio e longo prazos.