Rio das Ostras Jazz & Blues relembra encontros que marcaram o festival
Publicada em: 30 de Maio de 2012 - 15h23 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMUm “Túnel do Tempo” foi preparado especialmente para contar a história do maior festival do gênero, na América Latina
De 6 a 10 de junho, o maior festival de jazz e blues da América Latina, reunirá em Rio das Ostras alguns dos melhores músicos do mundo. Serão cinco dias de uma verdadeira festa da boa música. Este ano, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival completa dez anos e essa primeira década de sucesso não poderia deixar de ser comemorada e relembrada.
O aclamado Rio das Ostras Jazz & Blues Festival nasceu do Projeto Rio das Ostras Instrumental – uma série de apresentações mensais realizadas em 2001 e 2002 nas praias do município. A receptividade do público e o aumento do número de turistas na cidade despertaram o interesse para um evento mais ousado. Para isso, o caminho escolhido foi apostar em uma programação de alto nível e que atendesse a demanda cada vez mais crescente de turistas.
Em sua décima edição o festival revisitará shows que marcaram as edições anteriores como Mike Stern e Romero Lubambo, Michael Hill, Celso Blues Boy e Roy Rogers, considerado um dos momentos mais eletrizantes de toda a história do festival. O evento também terá atrações inéditas em seus palcos, entre elas, o pianista Kenny Barron, o saxofonista David Sanborn, o guitarrista Duke Rubillard, o baterista Billy Cobham e o camaronês Armand Sabbal-Lecco. Entre os brasileiros teremos Maurício Einhorn, Hélio Delmiro e Cama de Gato. O público também poderá se divertir ao som tradicional da Orleans Street Jazz Band.
TÚNEL DO TEMPO – Um espaço foi criado especialmente para contar essa história marcada pelo sucesso de público e crítica. Afinal, mais de cem bandas nacionais e internacionais já se apresentaram nos palcos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Foram mais de oitocentas horas de shows. Números que realmente impressiona os amantes desses estilos musicais que mesclam técnica apurada e sensibilidade que extrair dos instrumentos um som marcante e diferenciado. A estrutura já está praticamente pronta e aguardando por milhares de pessoas que devem comparecer à Cidade do Jazz, em Costazul. No ano passado o festival atraiu cerca de 100 mil pessoas.
A programação completa está no site www.riodasostrasjazzeblues.com e no portal da prefeitura de Rio das Ostras: www.riodasostras.rj.gov.br