Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Jazz & Blues
  • Rio das Ostras Jazz & Blues festival movimenta a economia do município

Rio das Ostras Jazz & Blues festival movimenta a economia do município

Publicada em: 2 de Maio de 2013 - 16h04 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, artistas renomados no cenário nacional e internacional farão ecoar a boa música nos palcos espalhados pela cidade

O  município de Rio das Ostras já vive a expectativa de mais uma edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que este ano acontecerá entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Em sua décima primeira edição, o evento, que é considerado pela Downbeat, revista especializada em música, como o mais importante do gênero na América Latina e um dos mais importantes do mundo, reunirá grandes nomes da música nacional e internacional. A previsão da Secretaria de Turismo do município é que a economia da cidade movimente cerca de 8,5 milhões de reais durante a semana do festival. Um estímulo ao comércio e aos serviços proporcionados por 25 mil pessoas que devem visitar o Rio das Ostras durante cada dia de festa da boa música.

Quem comemora a realização do festival é o setor de hotelaria. Faltando menos de um mês para começar o evento, a presidente da Convention & Vistors Bureau de Rio das Ostras, Paula Meireles, destaca que mais de 65% dos 3.300 leitos existentes na rede de hotéis e pousadas já foram reservados. Segundo pesquisas realizadas em parceria com o Sebrae-RJ e Fundação Getúlio Vargas, durante a realização do festival nos 2 últimos anos, a movimentação econômica cresceu de R$ 6,5 milhões, em 2011, para aproximadamente R$ 8,5 milhões de reais, no ano passado. “ Sem dúvida o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é o melhor evento em termos de movimentação econômica do município durante a baixa temporada, que entra em sua décima primeira edição totalmente consolidado”, destacou Paula.

A empresária Stella Carvalho confirma essa expectativa. Dona de uma pousada em Costazul, localidade onde tradicionalmente é instalada a Cidade do Jazz e do Blues, Stella já contabiliza quase 100% de reservas. “Já fechamos 90% dos quartos, desde o réveillon. É um público diferenciado, que gosta do jazz e que já frequenta Rio das Ostras por conta do evento. Temos reservas de pessoas de São Paulo, Recife e Paraná” comentou.

Uma constatação dessa procura acentuada é o fotógrafo Wellington Cordeiro. Ele é de Campos dos Goytacazes e não vê a hora de pegar a estrada para presenciar o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Wellington já procura um hotel ou pousada para ficar entre as 62 opções registradas no município. Sempre que pode, faz questão de assistir aos talentosos músicos que transformam o município na cidade do Jazz e do Blues. “Sou bastante eclético no gosto musical, prioritariamente no samba e no rock, mas viajo também em outras ondas sonoras como jazz, blues, erudito, reggae, entre tantos outros”. Ele, que também é apaixonado pelos discos de vinil, possui uma coleção com cerca de 2 mil títulos, e sempre reúne os amigos para sessões musicais intituladas “Noite do Vinil”.

Este ano ele terá a oportunidade reencontrar um ídolo, o saxofonista Leo Gandelman. “É sempre muito bom estar num evento que reúne tanta gente com bom gosto musical. A cidade de Rio das Ostras já é linda. Música de excelência e paisagem exuberante é uma junção mágica”, comentou lembrando a última vez em que esteve na cidade. “Nunca esquecerei quando há uns três anos estava na Praia da Tartaruga, onde curti um show maravilhoso, em um cenário muito bonito”.

Realizado pela Prefeitura de Rio das Ostras, com produção da Azul Produções, o Festival, que entrou para o calendário oficial de eventos da Secretaria de Estado de Turismo devido a sua importância, conta ainda com a parceria e o patrocínio cultural da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e da V&M do Brasil.

ATRAÇÕES – A programação desta edição do festival trará a Rio das Ostras artistas consagrados como Stanley Clarke Band, Scott Henderson Trio, Lucky Peterson e Tamara Peterson, Vernon Reid & Masque com Maya Azucena, Christian Scott, Will Calhoun Ensemble com Donald Harrison, Victor Wooten Band, John Primer & The Real Deal Blues Band, Léo Gandelman com Charlie Hunter, Byu Synthesis, Arthur Maia, Diego Figueiredo, Tributo a Celso Blues Boy, Lancaster, Fernando Vidal Trio, Mauro Hector, Gean Pierre, Vagner Faria, Orleans Street Jazz Band, Monte Alegre Hot Jazz Band, Orquestra Kuarup. Os músicos estarão distribuídos em uma vasta programação que acontecerá nos palcos montados Na Cidade do Jazz e do Blues, em Costazul, na Lagoa de Iriry, na Praia da Tartaruga, na Praça São Pedro e na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Este último local é uma novidade para o festival deste ano. A programação completa pode ser conferida no site www.riodasostrasjazzeblues.com ou no Portal da Prefeitura de Rio das Ostras: www.riodasostras.rj.gov.br

Sugestão de Box – Boa música pede comida de qualidade. Rio das Ostras oferece uma gama de restaurantes preparados para atender ao público com o que há de melhor na gastronomia nacional e internacional. São cerca de 40 restaurantes com opções como o “Confit de Canard com Purê de Batata Baroa”, um pato especial preparado pelo Chef Dê, que escolheu Rio das Ostras para montar seu restaurante após pesquisas sobre o mercado local e as oportunidades que surgem com o calendário anual de eventos que atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo. “Segundo recente pesquisa da Firjan, Rio das Ostras é a segunda melhor cidade em desenvolvimento econômico no Estado do Rio de Janeiro e isso faz toda a diferença quando pensamos em montar e expandir um negócio”, comentou.

Especializado na culinária francesa, Chef Dê, também aposta em alternativas regionais para atender aos mais diversos frequentadores do restaurante que leva o seu nome, onde também é possível encontrar iguarias da comida Baiana. “Quando tinha o meu estabelecimento em São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, muitos de meus clientes eram daqui de Rio das Ostras, Macaé e região. Hoje, fica bem mais fácil para eles apreciarem os meus pratos”, comentou o chef, que está muito entusiasmado com a possibilidade de estrear esse ano no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. “Tenho certeza  de que o festival vai me proporcionar a oportunidade de atrair para o meu restaurante um público diferenciado, formado por pessoas que admiram um bom prato”.

 

Pesquisa no Portal