Rio das Ostras inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo
Publicada em: 31 de Março de 2022 - 12h02 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMRio das Ostras dá início na segunda-feira, dia 4 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Segmento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo
As campanhas Nacional de Vacinação contra a Influenza e de Sarampo serão divididas em duas etapas, conforme a orientação do Ministério da Saúde, por meio de Nota Técnica. Na primeira etapa, de 4 de abril a 2 de maio, serão imunizados os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da Saúde.
Na segunda etapa, de 3 de maio a 3 de junho, será a vez das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Unidades Vacinadoras – As vacinas das Campanhas estarão disponíveis nas 13 unidades de Saúde. São elas: Clínica da Família Paulo Henrique Gussem; ESF Âncora; ESF Claudio Ribeiro; Unidade Básica de Saúde Jardim Mariléa; ESF Dona Edimeia; ESF Nova Cidade; ESF Operário; ESF Recanto; ESF Cidade Praiana; ESF Mar do Norte; ESF Cantagalo; ESF Rocha Leão; e SAE (Serviço de Assistência Especializada).
Alteração horário da vacinação de rotina – Com o aumento de circulação de pessoas dentro das unidades de saúde vacinadoras, o horário de atendimento das vacinas de rotina será alterado, sendo realizada no turno da manhã de 8h30 às 11h30.
Para o atendimento das vacinas da Campanha, o horário será de 13h às 16h.
Documentos necessários – Para receber o imunizante das Campanhas de Influenza e de Sarampo, o público-alvo deve levar um documento de identificação (RG, CNH) e o cartão de vacinação.
Intervalos entre as vacinas da Campanha e contra a Covid-19 – Para as pessoas maiores de 12 anos não é necessário nenhum intervalo entre as vacinas da Influenza e Sarampo e a contra a Covid-19. Já para as crianças entre 5 a 11 anos é necessário um intervalo de 15 dias entre os imunizantes.
Imunização de Pessoas Acamadas –Imunização de Pessoas Acamadas –A vacinação de pessoas acamadas deve ser solicitada nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para as pessoas que residem em locais sem cobertura de ESF, a solicitação deverá ser realizada por meio da Divisão de Imunização pelo telefone (22) 2771-5971 ou pelo e-mail imunizacao.ro@gmail.com
Calendário Campanha Nacional de Influenza e Sarampo
Primeira Etapa- 4 de abril a 2 de maio
De 4 a 8 de abril
- Trabalhadores da Saúde com 50 anos ou mais (Influenza e Sarampo)
- Idosos de 90 anos ou mais (Influenza)
De 11 a 14 de abril
- Trabalhadores da Saúde com 40 anos ou mais (Influenza e Sarampo)
- Idosos de 80 anos ou mais (Influenza)
De 18 a 20 de abril
- Trabalhadores da Saúde com 30 anos ou mais (Influenza e Sarampo)
- Idosos de 70 anos ou mais (Influenza)
De 25 a 29 de abril
- Trabalhadores da Saúde com 18 anos ou mais (Influenza e Sarampo)
- Idosos de 60 anos ou mais (Influenza)
Segunda Etapa- 2 de maio a 3 de junho
De 2 a 6 de maio
- Crianças entre seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (Influenza e Sarampo)
- Gestantes e Puérperas (Influenza)
De 9 a 13 de maio
- Profissionais da Educação (Influenza)
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas (Influenza)
De 16 a 20 de maio
- Pessoas com deficiência permanente (Influenza)
De 23 a 27 de maio
- Pessoas com comorbidades (Influenza)
De 30 de maio a 3 de junho
- Povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade (Influenza)