Profissionalização dos músicos é incentivada

Cerca de 70 pessoas se inscreveram no Projeto "Música Tocando Negócios" do Sebrae RJ
Publicada em: 14 de Maio de 2024 - 16h21 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chega este ano a sua vigésima edição, comprovando o quanto a música pode movimentar a economia. O evento despertou e profissionalizou talentos, incentivando a chegada do projeto “Música Tocando Negócios”, do Sebrae RJ, na Cidade. Na noite de segunda-feira, 13, no Teatro Municipal Joel Barcellos, artistas e produtores locais participaram do painel exclusivo do projeto, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Fundação Rio das Ostras de Cultura e o SindComércio.

Participaram do painel representantes da produtora musical do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival e do Music Rio Academy, Stenio Mattos e Anita Carvalho, respectivamente. Diretor-geral da Azul Produções, Mattos destacou que as legislações culturais municipais incentivam apresentações de talentos locais nos grandes eventos realizados na Cidade. “O Festival é uma excelente oportunidade para músicos riostrenses ganharem visibilidade”, afirmou.

Empresária artística e diretora de uma escola que capacita para a produção de eventos e o mercado da música, Anita Carvalho falou da importância de planejar a carreira e atuar em parceria com profissionais qualificados. “O artista deve saber como, onde e por quem quer ser reconhecido, para traçar estratégias eficientes”, explicou.

A coordenadora de Economia Criativa do Sebrae RJ, Isabela Flores, fez a mediação do painel, que foi aberto a perguntas da plateia e contou com mais de 70 inscritos.

PROJETO – Por meio do “Música Tocando Negócios”, o Sebrae se disponibiliza a ajudar cantores, instrumentistas e produtores a gerenciar as próprias carreiras, além de fazer um diagnóstico do setor na Cidade. O objetivo é desenvolver, em 2025, um projeto de economia criativa na área da música em Rio das Ostras.

Estavam presentes ao painel o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Igor Pessanha, e a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Régis.

O produtor musical Stenio Mattos e a empresária artística Anita Carvalho (ao centro) conversaram com músicos de Rio das Ostras Foto: Divulgação
Cerca de 70 pessoas se inscreveram no Projeto “Música Tocando Negócios” do Sebrae RJ Foto: Divulgação
O painel do projeto foi realizado na noite de segunda, 13, no Teatro Municipal Joel Barcellos Foto: Divulgação
Organizadores do painel e músicos participantes refletiram sobre o setor durante noite de diálogo em Rio das Ostras Foto: Divulgação