Cidade ganha Ultramaratona de Águas Abertas

• Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
    Percurso, de 25 km, tem saída da Boca da Barra e chegada em Búzios.
Publicada em: 24 de junho de 2024 - 16h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Percurso, de 25 km, tem saída da Boca da Barra e chegada em Búzios

No último sábado, 22 de junho, sete atletas das equipes da Natação no Mar e da Resende Águas Abertas aceitaram a missão de nadar da Praia da Boca da Barra, em Rio das Ostras, até a Praia de João Fernandes, em Búzios. O percurso, de aproximadamente 25 km, foi cumprido em 6 horas e 48 minutos de muitas braçadas. O circuito agora fará parte do calendário anual de maratonas em águas abertas do País.

Artur Pedroza, de 50 anos, nadador e árbitro da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, e Luciana Moreira, árbitra internacional de desafios no mar, oficializaram esse percurso. Nas redes sociais, Arthur declarou que as adversidades em águas abertas proporcionam uma riqueza enorme na vida dos nadadores. “Podemos não perceber na hora, mas as dificuldades nos fazem mais fortes e mais preparados para o que encontramos por aí, no esporte e em outras áreas da nossa vida”, conclui o árbitro – que veio da cidade de Resende, no sudoeste do Rio de Janeiro.

Pedroza e Arthur Ferreira – atleta de apenas 16 anos, bolsista do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Rio das Ostras -, nadaram os 25 km do percurso, sem parar. Além deles, fazendo revezamento, também nadaram os jovens Jean Charles, de 17 anos, Lennon Silva, de 18, Fernando Pedroza, de 16, e os “caçulas” Lucas Valentim e Ernesto Martin, ambos com 14 anos.

Também acompanharam o desafio um barco com piloto, socorrista, cronometrista e também a coordenadora do projeto Natação no Mar, Izabel Thomas. Para ela, é uma emoção intensa ter um evento dessa magnitude em Rio das Ostras.

“É um desafio surpreendente e inédito. Nadar 25km em águas abertas, enfrentando ondulação, vento e correntes entre as duas cidades é difícil. Mas chegar lá é gratificante demais e tenho certeza de que ter uma Ultramaratona pra chamar de nossa vai contribuir muito para o desenvolvimento do esporte aqui na Cidade”, comenta ela.