Rio das Ostras faz mutirão de atendimento no Centro de Reabilitação
Publicada em: 21 de Janeiro de 2025 - 16h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA nova Administração Municipal de Rio das Ostras segue priorizando a recuperação da qualidade da Saúde Pública. Nesta terça e quarta-feira, dias 21 e 22, a Secretaria de Saúde está promovendo um mutirão de atendimento no Centro Municipal de Reabilitação, no Parque Zabulão. Nessa ação, serão beneficiadas cerca de 500 pessoas, que estavam desde abril de 2023 sem conseguir tratamento na Unidade. Os atendimentos acontecem das 8h às 19h, nesses dois dias, e haverá nova chamada em breve.
O objetivo do Município é reduzir a lista de espera e promover um atendimento humanizado à população. Além disso, com a agilidade do andamento do tratamento, é possível abrir novas vagas na Unidade, beneficiando mais pessoas que precisam de atendimento nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neuropediatria, entre outras.
DESCENTRALIZAÇÃO – A Secretaria de Saúde está fazendo uma triagem para que sejam identificadas as demandas de cada paciente. Como forma de desafogar a Unidade e facilitar o acesso da população aos serviços, a Secretaria vai estender os atendimentos, antes concentrados no Centro de Reabilitação, às unidades básicas de saúde, sempre que houver essa possibilidade – como, por exemplo, com a inserção em projetos e programas da Atenção Básica.
O prefeito Carlos Augusto Balthazar e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Fábio Simões, estiveram presentes ao mutirão, ao lado dos vereadores Rodrigo Jorge Barros, Ronald Medeiros Batista e Claudio Miranda de Paula.
“Estamos trabalhando em todas as frentes para recuperar a qualidade do atendimento de Saúde para nossa população. Vamos trabalhar ainda mais, com motivação, para transformar essa realidade”, disse o prefeito, que ainda enfatizou o empenho dos servidores municipais que atuam no Centro de Reabilitação e destacou os esforços da Administração Municipal para promover, em breve, reformas nas instalações da Unidade.
O secretário de Saúde, Dr. Fábio Simões, explicou que o mutirão será importante para oferecer o tratamento ideal, seja no Centro de Reabilitação ou nas unidades básicas, e reduzir a fila de espera. “Os pacientes que não foram convocados para atendimento nesses dois dias podem ficar tranquilos porque, em breve, faremos uma nova chamada. A população pode estar certa de que já estamos trabalhando muito e estamos só no início. Rio das Ostras vai voltar a ser feliz de novo”, afirmou Simões.
SAÚDE COMO PRIORIDADE – Morador de Nova Cidade, Fabrício Arlindo da Silva, levou a filha, de 4 anos, Isadora, que é autista e paciente da Unidade. “Mesmo tendo a consulta agendada eu não conseguia atendimento. Há 1 ano ela está sem o tratamento adequado”, conta Fabrício. Satisfeito com o empenho da nova gestão, ele diz que já percebeu a mudança na saúde. “Acredito que agora sim temos um potencial de melhoria. Essa gestão tem um olhar de prioridade para a saúde de Rio das Ostras”, completa.