O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.

Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Rio das Ostras entra na campanha Fique Sabendo e incentiva teste anti-HIV

Publicada em: 25 de novembro de 2009 - 11h44 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Como forma de incentivar a população a realizar, de forma consciente e espontânea, o teste anti-HIV, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras entra na campanha “Fique Sabendo”, do Governo Federal. De 30 de novembro a 4 de dezembro, equipes do programa municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids irão orientar a comunidade sobre prevenção e tratamento da Aids e dar oportunidade às pessoas de realizar o teste na hora. As ações acontecem em unidades de saúde e no Pólo Universitário de Rio das Ostras, da UFF.
A campanha marca o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids, em 1º de dezembro. Este ano, a Secretaria de Saúde conta com uma nova tecnologia implantada pelo Ministério da Saúde: o Teste Rápido Diagnóstico (TRD), realizado com sangue de punção digital. Por este exame, o resultado definitivo é liberado em apenas 40 minutos.
Na campanha de 2008, foram realizados 273 exames em Rio das Ostras. Estes exames foram processados pelo Laboratório Central Noel Nutels
Programação – A programação começa dia 30, segunda-feira, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, a partir de 13h30. No dia 1º de dezembro, as atividades acontecem no posto de Saúde do Praia Ancora, às 9h, e, no dia 2, no Polo Universitário da UFF, de 9h às18h. Dia 3, a campanha será realizada no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, a partir de 9h, e no posto de saúde de Nova Esperança, às 14h. Encerrando a programação, no dia 4, as atividades acontecem no Centro de Saúde de Nova Cidade.
Fique Sabendo – Com a mensagem principal “não importa se o seu teste deu positivo ou negativo, você pode ser feliz de qualquer jeito”, a campanha do Ministério da Saúde espera incentivar as pessoas a realizar o teste anti-HIV. O Governo Federal estima que existam cerca de 600 mil pessoas vivendo com o HIV no Brasil. Dessas, em torno de 400 mil não conhecem sua condição. Assim, o conhecimento dessa informação pode prevenir a infecção de milhares de pessoas. Além disso, o diagnóstico precoce também é importante para a realização
de um tratamento que garanta uma vida com melhor qualidade para o paciente. O diagnóstico também faz uma grande diferença na gravidez. Mães soropositivas aumentam suas chances de terem filhos sem o HIV se forem orientadas corretamente.
Programa – A Prefeitura de Rio das Ostras mantém um programa específico para atendimento integral e orientação a pessoas portadoras de Doenças Sexualmente Transmissíveis, como hepatites B e C e Aids. O programa inclui também qualificação dos profissionais, grupos de adesão, ações educativas, visitas domiciliares e parcerias com instituições afins. Atualmente, o Programa, coordenado pela enfermeira Bianca Monteiro, atende atualmente a 248 pacientes, entre adultos e crianças.

Pesquisa no Portal