Rio das Ostras elabora Política de Segurança Alimentar e Nutricional

Publicada em: 17 de dezembro de 2008 - 09h13 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Município foi escolhido para desenvolver projeto piloto do Conselho Regional de Nutricionistas

Por seu destaque em projetos municipais de Nutrição e Educação Alimentar, Rio das Ostras foi escolhida para o desenvolvimento de um projeto piloto do Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo). A cidade sediou uma oficina, ministrada por representantes do Conselho, no último dia 16, que reuniu mais de 30 nutricionistas do município e contou com a presença da presidente da entidade, Roseane Magaro.
O objetivo é orientar ações, diretrizes e recursos do município para desenvolver uma política local de Segurança Alimentar e Nutricional que contribua para consolidar um sistema nacional integrado.
A Segurança Alimentar e Nutricional é definida como a realização do direito de todos os brasileiros ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente.
“Queremos mostrar aos nutricionistas que eles são agentes de Segurança Alimentar e Nutricional e devem estar inseridos em ações públicas que beneficiem toda a população”, disse a coordenadora do projeto, a nutricionista Regina Maria Oliveira.
Para viabilizar o acesso ao alimento, as ações de nutrição devem estar associadas a projetos municipais de outras áreas, como agricultura, esporte e turismo.
“O município desenvolve ações e projetos eficazes, como o projeto de Nutrição nas Escolas, mas com a estruturação de uma política, vamos maximizar recursos e expandir nossa atuação”, explica a coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Regina Ramos, da Secretaria de Saúde. Regina destaca outros projetos municipais que já contribuem para a Segurança Alimentar, como o Renda no Campo, Cartão do Bem Social e Turismo Rural.
“Temos que integrar todas essas ações da Prefeitura dentro dessa política local de Segurança Alimentar e Nutricional”, completa a coordenadora.