Rio das Ostras divulga o nome dos condutores da Tocha Olímpica na cidade
Publicada em: 7 de junho de 2016 - 15h45 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMRaphael Thuin, Izabel Thomas, Vivien Vadja,
Florisbela Lessa e Helio Sarzedas serão alguns dos responsáveis por conduzir a tocha no Município
Embora as Olimpíadas comecem oficialmente apenas no dia 5 de agosto, Rio das Ostras, escolhida pelo Comitê Rio 2016 como uma das 329 cidades brasileiras para o revezamento da Tocha Olímpica, já vai estar no clima dos Jogos no dia 1º do mesmo mês.
Nesta data, o fogo olímpico fará a passagem por Rio das Ostras, sendo conduzido por cinco pessoas representativas na cidade. O sub-secretário de Esporte e Lazer e atleta olímpico, Raphael Thuin; a professora de natação e coordenadora do Projeto Natação no Mar, Izabel Thomas; a pentacampeã mundial de Jump Rope, Vivien Vadja; o ex-vereador Helio Sarzedas e Dona Florisbela, pessoa atuante na Cidade, aos 103 anos de idade, serão algumas das pessoas responsáveis para levar a tocha durante o percurso riostrense, que será entre a sede administrativa da Prefeitura até a Praça José Pereira Câmara.
TRÂNSITO – No dia do evento, 1º de agosto, parte da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) ficará interditada ao tráfego no trecho destinada ao percurso. Todos os acessos à Rodovia – nesse trecho – serão monitorados e também estarão fechados ao tráfego. O trânsito de veículos e coletivos será desviado para as vias vicinais e ruas internas durante o exercício. A Guarda Municipal estará dando apoio necessário aos organizadores do evento.
TOCHA OLÍMPICA – A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. A chama é conduzida através das Tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto.
Conheça um pouco dos condutores da Tocha Olímpica:
Vivian Vajda – Filha de mãe brasileira e pai húngaro, a atleta é pentacampeã mundial de Jump Rope (esporte de pular corda). O exemplo vem de casa: o pai, Laslo Vajda, é um importante nome da patinação no gelo no país europeu, tendo disputado inclusive as Olimpíadas de 1976, em Montreal. Vivien, aliás, seguiu os passou do pai na patinação e também fez ginástica. Os saltos e giros presentes nos dois esportes lhe deram uma boa base para a prática do Jump Rope.
Raphael Thuin – Atualmente ocupando o cargo de sub-secretário de Esporte e Lazer, o ex-atleta olímpico entrou no Calçada da Fama do Clube de Regatas Flamengo. O nadador já foi quatro vezes campeão mundial (três nos 50m borboleta e uma nos 50m livres, 15 vezes campeão brasileiro e 29 vezes campeão estadual.
Izabel Thomas – Professora de natação há 35 anos, Izabel é a coordenadora do projeto Natação no Mar, a primeira escola de natação em águas abertas do País, fundada há 10 anos. Desde então, divide seu tempo entre a praia e a piscina na arte de ensinar as pessoas a aprenderem a nadar.
Florisbela Lessa de Lima – nascida no dia 20 de maio de 1913, em São João da Barra, na ocasião, distrito de Campos dos Goytacazes. Com seus 103 anos, Dona Florisbela é uma das principais representantes do Projeto Feliz Idade da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras. Florisbela também foi uma das condutoras da Tocha Panamericana na cidade, em 2007, quando o Rio sediou os Jogos Panamericanos.
Hélio Sarzedas – Um dos incentivadores do processo de emancipação político-administrativo de Rio das Ostras em 1992, De uma das famílias mais tradicionais do Município, Helinho, como é conhecido, tem uma história de incentivo ao desenvolvimento da cidade.