Rio das Ostras cria projeto para educadores da EJA
Publicada em: 21 de setembro de 2017 - 12h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMUma ferramenta virtual voltada para os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Rio das Ostras já está em funcionamento. O novo projeto, que ganhou o nome Interaja, integra a Plataforma da Secretaria de Educação e vem colaborando com a formação e a troca de conhecimentos.
A Interaja beneficia 12 educadores que lecionam no Módulo 1 da EJA, equivalente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mesmo se pequeno, o grupo é muito importante por garantir o desenvolvimento educacional dos alunos que não tiveram oportunidade de frequentar a escola na infância, interromperam ou atrasaram os estudos.
Idealizado pela Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação – Casa da Educação, o projeto foi implantado em maio deste ano. O programa disponibiliza documentos, propostas de atividades, conteúdos multimídia, como vídeos e infográficos interativos, além de fotos de tarefas e ações desenvolvidas nas salas de aula para os 185 alunos matriculadas na EJA – Módulo 1.
“O Interaja nasceu com o objetivo de oferecer um espaço para a reflexão, formação, disseminação e produção de conhecimento. Pretendemos criar uma referência para professores, gestores e demais profissionais que têm se dedicado a assegurar o direito ao pleno acesso ao mundo da escrita para todos os riostrenses, como garantia do aprendizado ao longo da vida e da participação social”, explica Laura Dutra, coordenadora da EJA – Módulo 1.
Lecionando na Rede Municipal de Rio das Ostras há quase duas décadas, com oito anos dedicados à EJA, Fabrícia Espíndola Botelho comemora a implantação do projeto. “Nós, educadores que atuamos na Educação de Jovens e Adultos, sentíamos grande isolamento e agora podemos trocar nossas experiências. Foi emocionante acessar a Interaja em sala de aula e mostrar para os meus alunos as fotos deles realizando atividades”, conta Fabrícia, que é professora no Colégio Municipal Professora América Abdalla.
Professora da Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros desde a fundação da unidade de ensino, há 32 anos, Laura Tâmara Luiz também elogia a ferramenta. “Sempre estamos aprendendo. A minha turma da EJA tem 22 alunos, com idades entre 15 e 49 anos, sendo que 12 deles têm necessidades especiais. Preciso fazer um atendimento individualizado, pensando na particularidade de cada um. Por isso é importante ter o suporte do Interaja”, afirma.
Para alimentar o Interaja com conteúdos, a equipe conta com o designer instrucional Carlos Eduardo de Oliveira, profissional responsável por organizar de forma didática todo o material disponibilizado. “Cada professor da EJA recebe uma senha e login de acesso. No local são encontrados documentos, atividades divididas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia de História, espaço para troca de experiências com fotos, entre outros tópicos”, informa.
CURSOS – Ainda este ano, a Casa da Educação vai oferecer quatro cursos de formação continuada para os professores que atuam na EJA.
A equipe da Casa também está organizando um Caderno Pedagógico para ser usado por esses educadores.