Rio das Ostras continua imunizando público-alvo contra a gripe
Publicada em: 3 de Abril de 2024 - 16h56 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMPopulação deve procurar unidades de saúde até 31 de maio para receber a vacina, que protege contra complicações da doença
Rio das Ostras iniciou no dia 25 de março, a campanha de vacinação contra a gripe. O público-alvo deve procurar, o quanto antes, as unidades de saúde mais próximas de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30. O Polo do Turismo tem um horário mais extenso para a imunização, das 8h30 às 16h30.
Para receber o imunizante que protege contra complicações da doença é necessário a apresentação da caderneta de vacinação e o CPF.
A campanha contra a gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde para proteger a população antes do aumento da circulação do vírus da Influenza, que normalmente ocorre neste período de outono e inverno. Rio das Ostras tem como objetivo vacinar mais de 49 mil pessoas até o fim da campanha, 31 de maio.
VACINA – A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
PÚBLICO – Fazem parte do público-alvo da campanha crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas e Idosos com 60 anos ou mais.
Além disso, devem se vacinar crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da Saúde; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas.
UNIDADES DE SAÚDE VACINADORAS – São unidades vacinadoras:
Estratégia de Saúde da Família Nova Cidade – Rua Inajara, S/Nº – Nova Cidade
Estratégia de Saúde da Família Âncora – Rua das Acácias, Nº 615 – Âncora
Estratégia de Saúde da Família Cantagalo – Estrada Cantagalo S/Nº – Cantagalo
Estratégia de Saúde da Família Cidade Praiana – Rua Santa Catarina, S/Nº – Cidade Praiana
Estratégia de Saúde da Família Cláudio Ribeiro – Rua Peperônia, S/Nº – Âncora
Estratégia de Saúde da Família Dona Ediméia – Avenida Linda, S/Nº – Nova Esperança
Estratégia de Saúde da Família Operário – Rua Cantagalo, S/Nº – Operário
Estratégia de Saúde da Família Paulo Henrique Gussen – Rua das Bromélias, S/Nº – Âncora
Estratégia de Saúde da Família Rocha Leão – Paulo Henrique Sarzedas, S/Nº – Rocha Leão
Estratégia de Saúde da Família Mar do Norte – Estrada da Praia, S/Nº – Mar do Norte
Unidade Básica de Saúde Jardim Mariléa – Rua Nova Friburgo, Nº 21 – Jardim Mariléa
Estratégia de Saúde da Família Recanto – Rua Abel Siqueira, S/Nº – Recanto
Polo do Turismo – Praça Prefeito Cláudio Ribeiro – Extensão do Bosque