Profissionais de saúde são capacitadas para ampliar tratamento do tabagismo
Publicada em: 4 de junho de 2024 - 16h40 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMAgentes comunitários de saúde são preparados para atuar na prevenção, combate e tratamento do tabagismo
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, por meio do Programa de Controle do Tabagismo, promoveu nesta terça-feira, 4 de junho, na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão, uma qualificação para 75 agentes comunitários de saúde – ACS sobre a prevenção, combate e tratamento do tabagismo.
Os agentes comunitários de saúde foram preparados para dar continuidade ao acompanhamento de fumantes e dar orientações sobre quais são as formas de abordagens e de atuação na prevenção e iniciação ao tabaco.
O Programa vem capacitando diversos profissionais da Saúde para que a atuação na Rede Municipal seja cada vez mais ampla e para que mais pessoas tenham conhecimento de todos os malefícios causados pelo fumo.
Além disso, a ação tem como objetivo a descentralização da oferta de tratamento para o tabagista, de forma que possa ser atendido mais próximo de sua residência.
O ACS é um ponto de referência entre o usuário e a unidade e por estar tão próximo do paciente, torna-se uma peça importante no trabalho de controle do tabagismo. Os agentes realizam ações de prevenção de doenças e de promoção da saúde junto às comunidades e, desta forma, também podem incorporar a abordagem ao paciente tabagista para a melhora da qualidade de vida da população.
A capacitação dá prosseguimento ao processo de descentralização do tratamento ao tabagista. Para isso, é necessário que os profissionais estejam qualificados para as visitas e para receber essa população nas unidades básicas de Saúde. A descentralização aumenta a possibilidade de que mais pessoas possam fazer o tratamento adequado.
TABAGISMO – O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica, que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de álcool e outras drogas.
DOENÇAS – São mais de 50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto, cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.
PROGRAMA MUNICIPAL – O Programa de Controle do Tabagismo de Rio das Ostras funciona no prédio da Secretaria de Saúde, na rua Ethelberto Fontes, nº 290, sala 112, no Jardim Campomar. O atendimento acontece às terças e às quartas-feiras, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo número 22 2771-2439.