Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Rio das Ostras capacita enfermeiros em tratamento do tabagismo

  • Foto: Matheus Müller
    Descrição da foto
    Cerca de 15 enfermeiros da Rede de Saúde Municipal foram preparados para atuar no atendimento aos tabagistas
Publicada em: 22 de Maio de 2024 - 11h45 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Cerca de 15 enfermeiros da Rede de Saúde Municipal foram preparados para atuar no atendimento aos tabagistas Foto: Matheus Müller

Profissionais vêm sendo preparados visando a descentralização do tratamento de fumantes no Município

O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica, que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de álcool e outras drogas. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, por meio do Programa de Controle do Tabagismo, preparou cerca de 15 enfermeiros das Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde para atuar no atendimento aos tabagistas. O objetivo da Secretaria é viabilizar a descentralização deste serviço no Município.

Posteriormente outros enfermeiros de outros níveis de atenção e demais profissionais da área de saúde também passarão pela qualificação.

A capacitação é o início do processo de descentralização do tratamento ao tabagista, que, para ocorrer, é necessário que os profissionais estejam qualificados para receber essa população nas unidades básicas de Saúde.

“Essa primeira capacitação realizada pelo Município é um passo importante para quem deseja realizar tratamento para deixar de fumar. Descentralizar os atendimentos do tabagismo vem ao encontro da recomendação do Ministério da Saúde nas linhas de cuidado ao tabagista, que deve garantir que o atendimento seja realizado o mais próximo de sua residência”, contou a enfermeira e coordenadora do Programa De Controle do Tabagismo, Juliana de Oliveira Paula.

DOENÇAS – São mais de 50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Embora o tratamento do tabagismo seja disponibilizado em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel fundamental no enfrentamento à doença. Todos os profissionais de saúde devem estar aptos e capacitados para realizar pelo menos uma abordagem breve nos atendimentos, orientar e encaminhar as pessoas tabagistas para o tratamento mais adequado e eficaz disponível, caso a pessoa sinalize o desejo de parar de fumar.

PROGRAMA MUNICIPAL – O Programa de Controle do Tabagismo de Rio das Ostras funciona no prédio da Secretaria de Saúde, na rua Ethelberto Fontes, nº 290, Quadra 9, Lote 1, sala 112, no Jardim Campomar. O atendimento acontece às terças e quartas-feiras, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo número 22 2771-2439.

 

 

Pesquisa no Portal