Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Rio das Ostras aborda saúde mental no ambiente de trabalho

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A melhor forma de se evitar um suicídio é por meio de diálogos e discussões que abordem os transtornos mentais     
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A palestra além de abordar a temática também divulgou os canais de apoio disponíveis para a população     
Publicada em: 27 de setembro de 2023 - 11h53 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Pessoas em pé assistindo a palestra sobre a conscientização e prevenção ao suicídio
A melhor forma de se evitar um suicídio é por meio de diálogos e discussões que abordem os transtornos mentais      Foto: Divulgação
Pessoas em pé em uma sala escutando uma palestra sobre o Setembro Amarelo
A palestra além de abordar a temática também divulgou os canais de apoio disponíveis para a população      Foto: Divulgação

A Campanha Setembro Amarelo, celebrada neste mês, alerta sobre a conscientização e importância da saúde mental

Com intuito de promover a saúde mental no ambiente de trabalho, as equipes de Vigilância da Saúde do Trabalhador e Educação em Saúde, com apoio da Coordenação de Saúde Mental do Município, realizaram na quarta-feira, dia 20, uma palestra na empresa Rio+ Saneamento para abordar a temática e divulgar os canais de apoio disponíveis para a população. 

A campanha Setembro Amarelo, celebrada neste mês, tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é por meio de diálogos e discussões que abordem os transtornos mentais. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Dados recolhidos pela OMS salientam que os colaboradores/ empregados devem ser orientados a reconhecer sinais de depressão entre os colegas, como a tristeza excessiva, a falta de esperança, a perda de interesse em atividades que antes traziam prazer e as modificações de apetite e hábitos de sono. Também é recomendado que o colaborador busque ajuda quando necessário e apoie quem esteja precisando de ajuda, converse com seu empregador sobre suas necessidades emocionais e pratique o autocuidado e a capacidade de se adaptar a novas situações.

ONDE BUSCAR AJUDA NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO EM RIO DAS OSTRAS-

Maiores de 18 anos:

CAPS – Centro de Atenção Psicossocial: Rua Resende, 177, Jardim Mariléia.

Tel.: (22) 2771-4130.

Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Estratégia Saúde da Família da área de abrangência de moradia do munícipe – endereços e telefones estão disponíveis no link https://www.riodasostras.rj.gov.br/unidades-de-saude/ .

Menores de 18 anos:

NASCA – Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente: Rua Mayer, 747, Liberdade. Tel.: (22) 27714128 – nasca.rostras@gmail.com

CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil: Rodovia Amaral Peixoto, 3780, Bosque da Praia, Rio das Ostras, RJ.

CVV –  Também é possível buscar ajuda no Centro de Valorização da Vida, que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e Voip 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

Em caso de tentativa de suicídio:

UPA 24h – Rua das Acácias, S/Nº – Âncora. Tel.: (22) 2771-2175 

Pesquisa no Portal