Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Recuperação ambiental do antigo lixão entra em nova etapa

Publicada em: 17 de novembro de 2004 - 13h57 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Começa uma nova fase do projeto de recuperação ambiental desenvolvido pela Prefeitura de Rio das Ostras na área do antigo lixão, em Âncora. As obras estão em estágio adiantado, tendo sido concluídas as etapas de desratização e construção do canteiro de obras para implantação da infraestrutura. Também já está em fase de montagem o sistema de drenagem de água das chuvas, do chorume (produzido pela decomposição do lixo orgânico) e dos gases resultantes da decomposição do material orgânico acumulado, que podem ser prejudiciais à vida.

Nas próximas fases do projeto, que deve estar concluído em 5 meses, estão previstas ainda a reconformação do lixão, com nivelamento e compactação do lixo e cobertura de resíduos com material retirado do próprio solo – recuperando, nesse processo, a vegetação local. Grande parte das famílias que viviam do lixão já está realocada.

Os catadores do antigo lixão poderão, agora, trabalhar, em condições ideais, na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, em Vila Verde. A Central será constituída de um aterro sanitário, construído dentro das normas técnicas ambientais, e de uma usina de reciclagem, com capacidade para tratamento de mais de 70 toneladas diárias de lixo (média do lixo produzido por dia na cidade) e que serve para diminuir a quantidade de lixo depositada no aterro, aumentando sua vida útil, gerando renda e trabalho para a população e reduzindo a exploração de recursos naturais. Está prevista ainda a construção de um horto, de um parque e um centro de educação ambiental.

Pesquisa no Portal