Projeto Turístico de Rocha Leão deverá incluir a Reserva Biológica União
Publicada em: 1 de Fevereiro de 2005 - 10h18 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMNa quinta-feira, dia 27, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras, Celso Goulart, esteve reunido com a diretoria da Reserva Biológica União (REBIO União), a fim de discutir a participação desta Unidade de Conservação Ambiental no Projeto Turístico de Rocha Leão.
Também estavam representadas as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Comunicação Social, além da Fundação Rio das Ostras de Cultura e a comunidade de Rocha Leão. O novo Projeto Turístico tem como objetivo a aproximação daquela localidade à sede do Município e a criação de mais um produto turístico no circuito off praia de Rio das Ostras.
O secretário de Turismo demonstrou o interesse da Prefeitura de Rio das Ostras em ter a Reserva participando do novo projeto turístico, promovendo visitas guiadas nesta que é uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o chefe da REBIO União, Whitson José da Costa Junior, também há interesse de participar do projeto, mas tudo terá que ser apresentado e estudado pelo Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA – que administra esta área.
Por ser uma Unidade de Conservação do grupo de proteção integral, a REBIO União, que tem 53% de sua área total no município de Rio das Ostras, é utilizada hoje somente para pesquisas e projetos de educação ambiental, além de guardar elementos primários da flora e abrigar uma das maiores populações silvestres de mico-leão-dourado.
Depois da reunião, o grupo foi conhecer a trilha de mais de dois quilômetros, que hoje somente é utilizada por grupos guiados por monitores para pesquisa e estudos ambientais.