Vox Sambou é atração de projeto que leva arte às comunidades

• Foto: Jorge Ronald
    O cantor haitiano Vox Sambou volta a Rio das Ostras no sábado, dia 31
  • Foto: Jorge Ronald
Publicada em: 28 de agosto de 2019 - 16h28 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O cantor haitiano Vox Sambou volta a Rio das Ostras no sábado, dia 31 Foto: Jorge Ronald
Vox Sambou se apresentou no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival e retorna à Cidade Foto: Jorge Ronald

Conhecido como “a eterna voz do Haiti”, Vox Sambou está de volta a Rio das Ostras, dessa vez para se apresentar na primeira edição do “Na Rua – Arte na Comunidade”. O show, marcado para às 21h do sábado, 31, encerra o primeiro dia do projeto que vai levar muita cultura e arte à localidade do Âncora até domingo, 1º de setembro. Toda a programação acontece na área de estacionamento em frente à Escola Municipal Ondina Pinto Marcondes.

Projeto da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que nesta edição conta com a parceira do Coletivo Paratodos, o “Na Rua – Arte na Comunidade” tem o objetivo de valorizar os artistas das localidades periféricas. A iniciativa busca também promover a cultura de paz, seguindo as indicações da Unesco e atendendo a uma das metas do Plano Municipal de Cultura. Toda a programação é gratuita.

“Com o novo projeto, estamos promovendo a descentralização das nossas ações, valorizando o que existe nas comunidades. O evento também será uma oportunidade de incentivar a renda alternativa, já que teremos um espaço para os comerciantes cadastrados venderem seus produtos”, explica Cristiane Régis, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Grupos e artistas do Âncora se apresentam nesta edição do projeto, entre esses, o Hip Hop Salva Vidas, a cantora Cláudia Falcão, que vai estar na Roda de Samba, o grupo de percussão, dança e voz e violão dos alunos da Escola Municipal Padre José Dilson Dórea.

A Onda de Sopro Big Band, o Coral Som da Pessoa e a Cia de Dança Da Onda fazem participações especiais no evento. No domingo, a partir do meio-dia, será servida uma feijoada por R$ 12. No encerramento do segundo dia do “Na Rua – Arte na Comunidade”, o Cinema Para Todos exibe, às 18h, o filme “A Batalha do Passinho”.

O palco do “Na Rua – Arte na Comunidade” vai ficar localizado no estacionamento em frente à Escola Municipal Ondina Pinto Marcondes, na Rua das Casuarinas, s/nº, no Âncora.

VOX SAMBOU – Conhecido também como “embaixador do hip hop haitiano”, Vox Sambou se apresentou este ano no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. O músico, que nasceu em Limbé, no Haiti, tem uma forte ligação com o nosso país, onde gravou o disco “The Brasil Session” (2016). Com letras em criolo, francês, inglês, espanhol e português, Vox Sambou canta a unidade e a solidariedade. Suas composições mesclam hip hop com afrobeat, grooves latinos e batidas de reggae, além de buscar elementos da música do Haiti.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Sábado, dia 31 de agosto

15h – Onda de Sopro Big Band  e Coral Som da Pessoa

16h – Orquestra de Berimbaus

16h30 – Capoeira da Comunidade

18h30 – DJ Nanda Machado

19h30 – O Hip Hop Salva Vidas

21h – Vox Sambou

Domingo, 1° de Setembro

10h – Falácias Literárias

12h – Feijoada e apresentação de Roda de Samba

15h – Apresentações de percussão, dança e voz e violão dos alunos da Escola Municipal Padre José Dilson Dórea