Projeto #BoraAprender+ terá versão off-line

Publicada em: 2 de julho de 2024 - 09h57 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Objetivo é ampliar e facilitar o uso do recurso pedagógico entre alunos e professores Foto: Divulgação

O projeto #BoraAprender+ ganhará nova versão a partir do segundo semestre. O reforço escolar – desenvolvido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras – poderá ser acessado sem a necessidade de conexão à internet. O objetivo é ampliar e facilitar o uso do recurso pedagógico entre alunos e professores do 6º ao 9º ano.

Com a medida, os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática estarão disponíveis nos tablets das escolas, que poderão ser utilizados dentro das dinâmicas das aulas de cada unidade.

“O #Boraaprender+ está alinhado com as habilidades do Referencial Curricular de Rio das Ostras (Recro) e é um recurso valioso para atividades de reforço e complementação de aprendizagem. A utilização do #Boraaprender+ em sala de aula já demonstrou ser um recurso pedagógico eficaz, engajando os alunos em uma prática de ensino dinâmica e alinhada à cultura digital contemporânea”, comentou a coordenadora de Tecnologia Educacional, Suellen Mota.

PROJETO – Criado em 2022, o #BoraAprender+ visa auxiliar a recuperação da aprendizagem dos alunos em Português e Matemática, em resposta aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

As atividades utilizam vários Recursos Educacionais Digitais – REDs, como multimídia, interatividade e “gamificação”, além da inserção de elementos que contribuem para o engajamento, a melhoria da memória, capacidade de escolhas, tomada de decisões, desenvolvimento e aprimoramento da coordenação motora dos alunos.

ACESSO – Para ter acesso à versão off-line do #BoraApender+, basta que o professor agende o uso dos tablets de acordo com a dinâmica da unidade escolar em que atua. Uma parte dos equipamentos vai conter todo o material de Português, e outra, de Matemática.

Já a versão on-line continuará disponível na plataforma Evirtu@l Aluno, acessível pelo Portal da Educação. Os professores acessam a plataforma com login e senha da Jubarte. Os alunos também acessam com login e senha. O estudante que, eventualmente, não tenha os dados, deverá clicar no botão “credencial” e seguir o passo a passo para obter o acesso. Depois, é só navegar e conferir os conteúdos.

A versão off-line oferece uma alternativa para que os alunos acessem o conteúdo do #Boraaprender+, mas a experiência completa do projeto é proporcionada pela versão online na plataforma Evirtu@l Aluno.