O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Projeto auxilia na alfabetização dos alunos

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    As atividades são desenvolvidas durante as aulas regulares com grupos de até seis alunos
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    O projeto estimula a produção de pequenos textos com coesão e coerência
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Os alunos utilizam o sistema de numeração decimal e a resolução de situações-problema
Publicada em: 31 de Maio de 2023 - 14h36 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O auxílio aos alunos para a conclusão do processo de alfabetização está novamente em pauta com o projeto “Tô Dentro – reforço escolar”. A ação oferece suporte para a defasagem em leitura, escrita e conhecimentos matemáticos por meio de recursos lúdicos. Lançada em 2022, a iniciativa foi retomada neste ano letivo e já atende 16 unidades escolares, com previsão de ampliação para 21 escolas.

Alunos com a escrita e leitura em construção são o foco do projeto. Durante as atividades, são fomentadas ações articuladas para reforço nas aprendizagens estruturantes em Língua Portuguesa e Matemática. A metodologia utilizada contempla recursos lúdicos, destacando a aplicação de jogos pedagógicos.

As atividades são desenvolvidas durante as aulas regulares com grupos de até seis alunos, de acordo com as necessidades identificadas. As práticas são realizadas, no mínimo, duas vezes na semana em um período de até 50 minutos.

Estudantes são estimulados a identificar as representações dos sons da fala para a apropriação e o uso da escrita alfabética. Ao mesmo tempo, o projeto estimula a produção de pequenos textos com coesão e coerência, a utilização do sistema de numeração decimal e a resolução de situações-problema.

“Percebemos uma evolução significativa nos alunos que participaram do projeto no ano passado. A nossa busca é trabalhar coletivamente para diminuir gradativamente os impactos na aprendizagem causados pela pandemia e principalmente, que o aluno avance na descoberta e desenvolvimento do seu potencial”, destacou a coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Elaine Ieker.

Todo o processo de aprendizagem por meio do projeto é acompanhado pelas equipes pedagógicas através dos planejamentos e registros dos  professores, que devem ser atualizados periodicamente.

As atividades são desenvolvidas durante as aulas regulares com grupos de até seis alunos Foto: Divulgação
O projeto estimula a produção de pequenos textos com coesão e coerência Foto: Divulgação
Os alunos utilizam o sistema de numeração decimal e a resolução de situações-problema Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal