Programação especial para moradores e turistas neste verão
Publicada em: 14 de Janeiro de 2005 - 17h01 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Prefeitura de Rio das Ostras criou uma programação especial para o verão, de forma a oferecer a moradores e turistas opções de lazer e cultura. Além disso, os locais de interesse cultural, artístico, histórico e ambiental, como a Casa de Cultura e o Museu Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e as Unidades de Conservação Ambiental do município estão abertos a visitação, alguns deles com programações específicas, como o Teatro Popular, que vai apresentar artistas talentosos do município.
Chorinho na Praia
Dia 15 de janeiro, às 18h: Grupo Palafita e Monarco da Portela.
O Grupo Palafita é formado por Luíza Moreira, voz; Maurício Moreira, violão; Jean Carlos, flauta; João Peixoto, cavaquinho; Walber, surdo; e Riverton (Nem), pandeiro. O grupo já tocou com alguns dos maiores nomes do choro e do samba, como Maurício Carrilho, Álvaro Carrilho, Nei Lopes e Wilson Moreira, dentre tantos artistas consagrados. Eles acompanham Monarco, um dos mais expoentes representantes da Velha Guarda portelense.
Dia 29 de janeiro, às 18h: Zé rangel com participaão especial de Helo Mozert Zé rangel é clarinetista, saxofonista e compositor e músico desde os sete anos. No currículo, ele tem apresentações de sucesso ao lado de músicos como Hermeto Pascoal, Arlindo Cruz e Sombrinha, Paulo Moura e Mestre Zé Paulo.
As apresentações são sempre na Boca da Barra.
Rio das Ostras Instrumental
Dia 22 de janeiro, às 18h : Bruce Henry e Quarteto, na Praça da Baleia, em Costazul. Bruce Henry é contrabaixista, cantor e compositor norte-americano. È hoje um dos músicos mais conceituados do Rio de Janeiro, tocando com músicos do naipe de Victor Biglione e Flávio Guimarães. Bruce mantem sue estilo eclético e próprio de fazer jazz.
Verão na Praia
De 14 a 16, 22 e 23, 29 e 30 de janeiro e de 11 a 13 de fevereiro: Aulas de Lambaeróbica na Praia do Bosque. Toda a população está convidada e dançar e se exercitar com professores de lambaeróbica. Os horários são de 10h às 12h e de 14h às 16h.
Teatro Popular de Rio das Ostras
A Fundação Rio das Ostras de Cultura promove, a partir deste mês, espetáculos com música e teatro, um projeto que visa valorizar os talentos do município. As apresentações são sempre às 21h.
Dias 15 e 16 de janeiro: Banda Restinga Roots, que apresenta uma mistura de reggae e o rock e cujo nome pode ser traduzido como “raízes da restinga”, numa referência ao fato de que todos os integrantes são nativos de Rio das Ostras.
Dia 21 de janeiro: espetáculo adulto “Corra que a polícia vem aí”.
Dia 22 de janeiro: Tatá Costa e Harnold (MPB e Afins)
Dia 23 de janeiro: Luar de Iguará (Forró)
Dia 29 de janeiro: Jacarandá (Chorinho)
Dia 30 de janeiro: Mirian Esteves e Guilherme Miraldi (Piano e Flauta)
Casa da Cultura de Rio das Ostras
Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba
Localizado na Rua Dr. Bento Costa Junior, 70, Centro. A Berto a visitação pública de segunda a sexta-feira, das 9h as 18h e sábados e domingos, das 14h as 18h.
Feira de Artesanato
Localizada na Avenida Amazonas, s/nº – Centro. Funciona sexta-feira, sábado e domingos a partir das 18h.
Unidades de Conservação Ambiental
Todas as Unidades de Conservação Ambiental do município, totalizando 1.114 hectares de áreas preservadas, estão abertas a visitação. São elas: APA da Lagoa de Iriry, ARIE de Itapebussus, Monumento Natural dos Costões Rochosos e Parque Municipal dos Pássaros.
Parque Municipal de Rio das Ostras
Localizado na Rodovia Amaral Peixoto, Km 157 – Mar do Norte. Aberto a visitação pública de segunda a sábado, das 8h as 17h e domingo de 8h às 14h.