Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Profissionais da Saúde passam por capacitações no município

  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Capacitações para profissionais da Saúde ocorreram esta semana
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Equipes da Vigilância em Saúde também foram capacitadas
Publicada em: 29 de Março de 2019 - 11h52 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Durante esta semana, diversos profissionais da Saúde de Rio das Ostras passaram por capacitações. Um investimento que a Administração Municipal vem fazendo constantemente, além de melhorias na infraestrutura das unidades de Saúde do Município.

Capacitações para profissionais da Saúde ocorreram esta semana Foto: Gabriel Sales
Equipes da Vigilância em Saúde também foram capacitadas Foto: Gabriel Sales

Na última terça-feira, dia 26, foi realizada por meio da Divisão Epidemiológica, uma Capacitação em Manejo Clínico da Chikungunya. No mesmo dia e também na quarta-feira, dia 27, ainda houve uma Capacitação em Notificação e Sorologias das Arboviroses. O público-alvo foram os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias.

As arboviroses são doenças causadas pelo Arbovírus: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, importantes problemas de saúde púbica.

De acordo com a enfermeira e profissional responsável pela Divisão de Epidemiologia em Rio das Ostras, Cristiane Grion, a Vigilância Epidemiológica ao analisar dados de 2018 e 2019 até o momento, identificou uma curva ascendente da Chikungunya no Município. Com isso, é feita uma investigação e monitoramento dos casos e verificação das localidades com a Vigilância Ambiental.

“Visando a prevenção, estamos realizando um trabalho conjunto com a Vigilância em Saúde, Epidemiologia, Ambiental e Estratégia de Saúde da Família. Essa capacitação dos agentes para realização das notificações de casos suspeitos é de suma importância, pois teremos assim a realidade local”, ressaltou.

Ainda segundo Cristiane, a notificação dos casos mostra a demanda das unidades de saúde e também casos em que as pessoas não vão ao médico. Através de fichas, a equipe da Epidemiologia fará o contato e busca ativa destas pessoas para monitoramento dos casos. Caso realmente não tenham procurado um médico, as pessoas serão encaminhadas e serão fornecidos os pedidos de exame de Sorologia.

Em Rio das Ostras, de acordo com dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, há 52 casos de Chikungunya notificados no Município, sendo apenas oito confirmados.

EXAME – Durante a capacitação, Cristiane Grion falou sobre os sintomas das doenças e distribuiu as fichas de notificação, orientando sobre cada item. Ela explicou ainda que o exame de Sorologia deve ser colhido, preferencialmente, a partir do oitavo dia após os sintomas. Dessa forma, os agentes irão orientar as pessoas que farão o exame e a equipe da Epidemiologia acompanhará pelo sistema as pessoas que colheram o exame solicitado para confirmar o caso.

“Quando a pessoa faz o exame no laboratório podemos ver o resultado no Sistema e entramos em contato também”, finalizou.

Pesquisa no Portal