Procuradora do Ministério Público do Trabalho faz palestra para educadores
Publicada em: 17 de outubro de 2019 - 13h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMPara dar continuidade ao debate sobre o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 16, uma palestra com representante do Ministério Público do Trabalho (MPT). A procuradora Cirlene Luiza Zimmermann apresentou dados para gestores municipais de Educação e indicou possíveis abordagens sobre o tema nas unidades de ensino.
Realizada no auditório da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, a palestra levou informações sobre a Lei Federal n° 12.645, que instituiu o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. O secretário de Educação, Mauricio Henriques, lembrou a importância de promover ações em torno da data na comunidade escolar. Em seguida, a procuradora enfatizou que é preciso conhecer esse tema para depois trabalhá-lo entre estudantes, professores e demais profissionais do setor.
“A cada acidente de trabalho informado, sete não são notificados, sendo que são 5 milhões de notificações a cada seis anos no Brasil. Por isso a criação do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas e da Campanha Abril Verde, que motiva o debate desse tema na sociedade, são tão importantes”, destacou a procuradora.
Educadores presentes no auditório receberam exemplares do MPT em Quadrinhos, que aborda diferentes questões relacionadas à saúde do trabalhador de forma lúdica. Algumas notícias sobre acidentes de trabalho foram lidas e debatidas pela plateia de educadores. A procuradora explicou que o objetivo da palestra foi promover o conhecimento e reflexão para, em seguida, estudar formas de levar o tema para as escolas.
AÇÕES NAS ESCOLAS – A Secretaria de Educação de Rio das Ostras está desenvolvendo o projeto “Segurança e Saúde são nossas razões, pense antes das ações”, que acontecerá até o fim de outubro nas unidades de ensino com o objetivo de incorporar a temática no cotidiano escolar.