Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Procon Itinerante
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O Procon tem como principal objetivo assegurar ao consumidor ampla transparência nas negociações de compra. O órgão existe para garantir que os direitos sejam respeitados pelos fornecedores de serviços e produtos, além de atuar de forma preventiva, com distribuição de cartilhas com os direitos do consumidor e orientação sobre as obrigações das empresas.

O atendimento é feito preferencialmente de modo presencial, uma vez que o contato direto com o consumidor é importante para apresentação das provas de sua reclamação. O Procon pode convocar o fornecedor de produtos e serviços a comparecer em audiência, com data e hora agendadas, tanto para a busca de acordo ou, se for o caso, prosseguimento do processo.

O Procon funciona no Centro de Cidadania, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, na Rua das Casuarinas, Nº 595, no Âncora. O órgão de defesa do consumidor também disponibiliza o telefone 2771-6581 para mais informações.

Formulários e Reclamações



Abertura de Reclamação


Documentos necessários para abrir reclamação no PROCON: Identidade, CPF, Comprovante de residência (nome do titular). Toda comprobação a ser resolvido (duas cópias de cada documento).


Canais de Contato

Telefone: (22) 2771-6581
E-mail: faleprocon@gmail.com

PREVINA-SE DOS GOLPES

Os criminosos utilizam uma foto da vítima como imagem de perfil do aplicativo em uma conta falsa do WhatsApp.
ALERTA: Desconfie de mensagens solicitando depósito e/ou transferências bancárias, e sempre que receber uma mensagem que gere qualquer tipo de desconfiança, tente checar a informação. Na dúvida ligue para a pessoa.
CAIU? Será necessário realizar um Boletim de Ocorrência na delegacia; no app, clique no campo “Dados do contato” e depois em “denunciar“; avise com urgência os familiares e conhecidos.

O boleto é enviado com o timbre do banco, porém o beneficiário não é o banco, mas um estelionatário ou empresa criada para fraude.
ALERTA: Antes de realizar qualquer pagamento, confira com o gerente do banco se o boleto é autêntico, confira quem é o beneficiário. Se o pedido é depósito em conta certifique-se no banco se aquela conta corrente é de fato do banco e para pagamento de dívidas.
CAIU? Caso tenha caído em um golpe assim, é preciso entrar em contato com a empresa ou banco que utilizou para pagar o boleto e registrar um boletim de ocorrência.

O cliente pode ser prejudicado ao não receber a mercadoria comprada ou o vendedor por não receber o pagamento.
ALERTA: Desconfie se o valor do produto está muito abaixo; pesquise sobre a loja online; verifique se há reclamações; evite acessar sites por links recebidos em mensagens.
CAIU? Entre em contato com a loja que efetuou a compra e com o seu banco para solicitar a verificação ou o bloqueio do cartão de crédito; procure uma das delegacias especializadas em cibercrimes para registrar um Boletim de Ocorrência.


Foto do Centro de Cidadania

Estamos situados na Rua das Casuarinas, nº 595, bairro Âncora


Centro de Cidadania



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