O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Prefeitura inicia ação de combate às ligações clandestinas de esgoto

  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Equipe do SAAE está nas ruas diariamente
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Na ação foram percorridos 10 km de redes de esgoto e drenagem, com inspeções em caixas e postos de vista
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Essa é mais uma ação que integra um conjunto de medidas para minimizar os impactos das chuvas e melhorar o escoamento das águas pluviais
Publicada em: 7 de Abril de 2025 - 12h56 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Equipe do SAAE está nas ruas diariamente Foto: Alexandre Leite
Na ação foram percorridos 10 km de redes de esgoto e drenagem, com inspeções em caixas e postos de vista Foto: Alexandre Leite
Essa é mais uma ação que integra um conjunto de medidas para minimizar os impactos das chuvas e melhorar o escoamento das águas pluviais Foto: Alexandre Leite

Trabalho do SAAE começou em Cidade Praiana, mas vai se estender à toda Cidade

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, iniciou na última sexta-feira, 4 de abril, uma importante ação de combate às ligações clandestinas de esgoto em redes de drenagem. O trabalho começou em Cidade Praiana, mas será ampliado para todas as localidades do Município.

A iniciativa contou com o apoio técnico da empresa concessionária Rio+Saneamento. No primeiro dia da operação, foram percorridos 10 km de redes de esgoto e drenagem, com inspeções em caixas e postos de vista, além da realização de testes com máquina de fumaça e líquido colorido para detectar contribuições irregulares de esgoto nas galerias de águas pluviais.

As ligações clandestinas comprometem a balneabilidade das praias, rios, canais e córregos da Cidade, afetando diretamente a saúde pública e contribuindo para os alagamentos. A ação integra um conjunto de medidas da atual gestão para minimizar os impactos das chuvas e melhorar o escoamento das águas pluviais, além da preservação dos corpos hídricos.

“Esse trabalho está acontecendo em conjunto com uma série de outras ações de enfrentamento às chuvas como a limpeza dos corpos hídricos da Cidade. Estamos nas ruas para minimizar os problemas dos moradores, fiscalizar e orientar”, disse Maycon Prata, presidente do SAAE.

Nesta primeira etapa, o trabalho teve caráter orientativo. Foram identificadas e autuadas cinco ligações irregulares e visitados quatro comércios e 28 residências.

A Prefeitura reforça que a colaboração da população é essencial para o sucesso da ação. Denúncias de ligações clandestinas podem ser feitas diretamente ao SAAE pelo telefone (22) 2771-6422.

Pesquisa no Portal