Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Prefeitura inaugura Parque Municipal dos Pássaros

Publicada em: 1 de dezembro de 2004 - 13h44 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Prefeitura Municipal de Rio das Ostras inaugura às 16h do dia 10 de dezembro, no contexto das comemorações do Dia da Padroeira, a mais nova Unidade de Conservação do município, o Parque Natural dos Pássaros, que fica na Rua Petrópolis, Jardim Mariléa.

O Parque dos Pássaros, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, é um projeto voltado para preservação ambiental e de cunho educacional, científico e recreativo. A população será presenteada com mais essa área, onde poderá percorrer suas belas trilhas, observar a fauna e a vegetação. Um dos destaques do Parque é o maior viveiro do Brasil e da América Latina, que abrigará mais de 200 espécies de aves da região.

O Parque dos Pássaros vai ocupar uma área preservada de formações úmidas e mata de restinga, povoada por uma rica fauna, característica da Mata Atlântica. Com cerca de 8 hectares, a Unidade visa preservar as áreas com matas ciliares, brejo e alagados, que servem de abrigo e a reprodução de espécies de pássaros ameaçadas de extinção. A iniciativa contribui ainda para a preservação e conservação de florestas e vegetação específica de restinga, para a continuidade de corredores biológico de Mata Atlântica no Estado do Rio e para a garantia de diversidade de flora e fauna.

O Parque será um campo permanente para pesquisa científica orientada ao reconhecimento e sobrevivência da biodiversidade. Sua criação resultou da demanda da população pela preservação da mata de restinga, durante a II Conferência Municipal de Meio Ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em um trabalho conjunto com a Fundação Brasileira Para a Conservação da Natureza (FBCN), criou o plano de manejo da unidade de conservação, que estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área, além dos projetos específicos para o local.

Áreas do Parque dos Pássaros

 Centro de Visitantes – para atender e orientar a população, com espaço para exposições e exibições sobre a importância dos recursos naturais da área.

 Biblioteca e Videoteca – planejadas para atender estudantes interessados em conhecer melhor a Mata Atlântica.

 Núcleo de Educação Ambiental – onde serão desenvolvidos programas e atividades educativas e de capacitação, para professores, alunos, técnicos, monitores, guias mirins e educadores ambientais, em oficinas preparatórias de reciclagem. O Núcleo atuará também na geração de material educativo, didático e técnico, para divulgação do Parque como uma Unidade de Conservação Ambiental. Neste local há ainda um auditório para apresentação e realização de eventos culturais e técnico-científicos.
 Centro de Estudos da Flora – que possibilitará a geração de dados e técnicas de conservação, preservação e recuperação ambiental. O Herbário Municipal de Rio das Ostras terá grande importância científica, funcionando como um arquivo de documentação das espécies vegetais.
 Centro de Estudos da Fauna – que permitirá a cientistas e estudiosos dos animais existentes no Parque e na região litorânea desenvolver programas, instalá-los e monitorá-los nas áreas de preservação do município.
 Viveiro de Aves – o maior do Brasil, com um volume de 48 mil m3, vai conter réplicas de vários ecossistemas de Mata Atlântica, preparado para abrigar mais de 200 espécies de aves nacionais. Servirá também a recreação dos visitantes, que poderão observar de perto os pássaros. O viveiro deve ainda atrair espécies que desapareceram com a ocupação do homem.
 Trilha ecológica – haverá duas trilhas com pontos de observação da fauna e área para descanso e contemplação.

Pesquisa no Portal