Prefeitura faz Monitoramento permanente da Qualidade dos Alimentos
Publicada em: 28 de setembro de 2021 - 15h11 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Secretaria de Saúde de Rio das Ostras tem participação efetiva e permanente no Programa de Monitoramento da Qualidade dos Alimentos do Governo do Estado. No Município, esse trabalho é realizado pelas equipes da Vigilância Sanitária e Fiscalização, que cuidam para garantir a qualidade dos produtos comercializados, produzidos e manipulados na Cidade.
Na última semana, as equipes estiveram em supermercados de Rio das Ostras, colhendo amostras de alimentos para análise. O Programa de Monitoramento ocorre mensalmente com produtos específicos, pré-determinados pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro.
PRODUTOS – Neste mês de setembro, os produtos definidos para coleta de amostra foram biscoitos doces e azeites, que são recolhidos em quantidade pré-estabelecida pelo laboratório oficial.
As amostras são enviadas ao Laboratório Central Noel Nutels – LACEN-RJ, em coleta triplicata (prova, contraprova e testemunho), em recipientes específicos para isso, com lacres numerados e com talonário de descrição das atividades ocorridas no ato.
O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária realiza as coletas baseando-se nos programas de monitoramento dos produtos expostos ao consumo humano, em inspeções durante a fabricação, diante de denúncias de consumidores em relação a produtos sujeitos à Vigilância Sanitária, em alimentos suspeitos de causar doenças transmissíveis por alimentos (DTA) e produtos encaminhados por órgãos judiciais.
“A análise laboratorial é mais um elemento entre as ações de Vigilância Sanitária. O resultado vai confirmar ou esclarecer dúvidas quanto à qualidade do produto estabelecida em lei e subsidiar as ações de fiscalização”, explica o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária e Fiscalização, Rodrigo Cesar.
O Monitoramento dos alimentos se baseia nas Legislações Federais sobre as normas básicas sobre alimentos e infrações sanitárias e no Código Sanitário Municipal.
DENÚNCIAS – Para reclamações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitário pelo telefone 22 2771-8786.