Prefeitura faz avaliação nutricional e de colesterol em adolescentes
Publicada em: 6 de setembro de 2004 - 10h44 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras divulgou os resultados preliminares da avaliação nutricional e de nível de colesterol realizada com alunos de 17 escolas municipais; jovens de 10 a 19 anos. O objetivo do estudo é esclarecer a população, pais e alunos, quanto à importância do controle e de ações voltadas para uma alimentação saudável, sem risco de obesidade e colesterol alto.
A equipe responsável pelo estudo reuniu nutricionistas, técnicos de enfermagem e agentes administrativos das Secretarias de Saúde e de Educação. O levantamento foi feito no período de 3 de maio a 17 de junho de 2004. Os números mostram que a percentagem de adolescentes com baixo peso (4,6%) não atingiu um índice preocupante. Já os resultados encontrados em Rio das Ostras para sobrepeso (11,7%) e obesidade (6,7%) indicam a necessidade de reversão deste quadro de saúde desfavorável. Quanto aos níveis de colesterol, os dados indicaram que 64,2% dos jovens apresentam baixo colesterol, não se tratando de números preocupantes, segundo os pediatras da rede municipal.
Os alunos que apresentaram índice nutricionais indesejáveis, tanto em relação ao peso, quanto ao nível de colesterol, serão encaminhados para consulta e tratamento continuado com nutricionista e médico da rede de saúde municipal.