O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Meio Ambiente
  • Prefeitura de Rio das Ostras, Petrobras e UFRJ assinam acordo de cooperação técnica

Prefeitura de Rio das Ostras, Petrobras e UFRJ assinam acordo de cooperação técnica

Publicada em: 19 de julho de 2007 - 16h34 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A iniciativa faz parte do projeto Pólen, de formação de Educadores Ambientais
No próximo dia 20 de julho, sexta-feira, a Prefeitura de Rio das Ostras em conjunto com a Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) formalizam um acordo de cooperação técnica para formação de educadores ambientais no município. O acordo faz parte do Projeto Pólen, promovido pela empresa de petróleo e coordenado pela UFRJ.
Estarão presentes à assinatura o prefeito Carlos Augusto e representantes das duas entidades, além dos servidores da Prefeitura integrantes do Projeto, das secretarias de Meio Ambiente e Educação.
O Pólen é uma contrapartida da Petrobras aos municípios afetados pelas atividades de exploração e produção de petróleo na Bacia de Campos. O objetivo da iniciativa é formar educadores ambientais a partir da realidade de cada município, considerando as diferentes características políticas, econômicas, sociais, culturais e ecológicas de cada localidade. Quem executa as atividades é o Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM) da UFRJ
Núcleo de Educação Ambiental – O local escolhido para implantação do Pólo Rio das Ostras do Projeto Pólen foi o Núcleo de Educação Ambiental, no Parque dos Pássaros. O Núcleo recebeu da Petrobras equipamentos de informática, que já estão instalados. O pólo será um espaço destinado ao debate de temas socioambientais, buscando a mobilização de toda a comunidade.
O Projeto se desenvolve em módulos, começando com um diagnóstico da realidade socioambiental do município. Em Rio das Ostras, antes da formalização do acordo, já foram concluídos dois módulos. Participam do Pólen, Eliane Camacho e Cláudia Alves Corrêa, pela Secretaria de Educação, e Paulo Lugon, da Secretaria de Meio Ambiente.

Pesquisa no Portal