• Você está em

• Meio Ambiente

Prefeitura de Rio das Ostras entrega Parque Municipal revitalizado nesta quinta

• Foto: Matheus Muller
Publicada em: 28 de Maio de 2024 - 14h39 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
As equipes ainda recuperaram as trilhas do Parque, que voltam a ser uma opção para quem gosta de caminhar em meio à mata Foto: Matheus Muller
As melhorias também foram pensadas para atender a quem for ao Parque em busca de paz e contemplação da natureza Foto: Matheus Muller
Com a reforma da Unidade, os visitantes têm agora uma área especial para reunir os amigos e a família para um piquenique junto à natureza Foto: Matheus Muller
O Parque está aberto à visitação de sexta-feira a domingo e nos feriados, das 9h às 16h, com entrada gratuita Foto: Matheus Muller
O Parque recebeu, na entrada, um novo calçamento para tráfego de carros de passeio e de veículos grandes Foto: Matheus Muller
Nas obras de manutenção foram utilizados materiais de reaproveitamento, como madeiras e pisos em bom estado, que sobraram de reformas de outras instalações. Foto: Matheus Muller
O Grupo de música instrumental Macahiba Jazz fará um show gratuito na nova área de evento dentro do Parque Foto: Divulgação

No Feriado de Corpus Christi, 30, visitantes vão curtir as novas áreas do Parque, ao som do show do Grupo Macahiba Jazz, às 15h

A partir deste Feriado de Corpus Christi, o Parque Municipal Roberto Cação, no Mar do Norte, tem tudo para estar entre os locais preferidos de moradores e visitantes de Rio das Ostras.
Na quinta-feira, dia 30, a Prefeitura entrega à população o Parque todo revitalizado, com novos espaços de lazer e convivência para as famílias, como área para piqueniques, além de locais para encontros de grupos e atividades educativas. As melhorias incluem nova iluminação, sinalização e calçamento.

As equipes da Prefeitura trabalharam com empenho para oferecer aos visitantes uma paisagem renovada, com natureza preservada, lazer, segurança e aconchego.

O Parque recebeu, na entrada, um novo calçamento para tráfego de carros de passeio e de veículos grandes de serviço. A obra melhora a acessibilidade e reduz a poeira.
Também foram instalados novos bancos para dar mais conforto aos visitantes. Mais de 20 lâmpadas de led foram trocadas, ao longo das áreas de caminhada e 10 novas luminárias compõem o acesso principal do Parque.

As instalações passaram por reformas, incluindo os banheiros e locais de recepção e orientação aos visitantes. As equipes ainda recuperaram as trilhas do Parque, que voltam a ser uma opção para quem gosta de caminhar em meio à mata.

NOVAS ÁREAS – Com a reforma da Unidade, os visitantes têm agora uma área especial para reunir os amigos e a família para um piquenique junto à natureza.
Outro espaço foi criado para reuniões de grupos, incluindo atividades educativas e escolares, oficinas, palestras, encontros e pequenos eventos (quem tiver interesse em realizar pequenos eventos no local deve entrar em contato prévio com a Administração da Unidade).
As melhorias também foram pensadas para atender a quem for ao Parque em busca de paz e contemplação da natureza, com cantinhos especiais em meio ao verde da paisagem.

SHOW – Aproveitando o clima do Festival de Jazz & Blues, que estará acontecendo também no Feriado, às 15h, o Grupo de música instrumental Macahiba Jazz fará um show gratuito na nova área de evento dentro do Parque.

REAPROVEITAMENTO – Nas obras de manutenção foram utilizados materiais de reaproveitamento, como madeiras e pisos em bom estado, que sobraram de reformas de outras instalações.
A responsabilidade com o uso dos recursos está alinhada à proposta do Parque, que tem caráter de educação socioambiental, além de lazer.

PARQUE MUNICIPAL – Mantido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do Município, o Parque foi inaugurado em 1997 e possui 31,84 hectares de área verde e estufas para produção de mudas, incluindo árvores frutíferas.

O Parque Municipal é um espaço ideal para caminhada, ginástica ao ar livre, piquenique ou para contemplação da natureza em suas trilhas que levam ao topo da montanha, onde é possível visualizar a paisagem do litoral de Rio das Ostras.

FUNCIONAMENTO – O Parque está aberto à visitação de sexta-feira a domingo e nos feriados, das 9h às 16h, com entrada gratuita.
Está localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto, no Km 156, na altura de Mar do Norte.