Prefeitura cria Programa Jovem Cidadão
Publicada em: 8 de novembro de 2006 - 08h32 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMAs inscrições para o Programa serão dia 9 e 10 de novembro, no Centro de Cidadania
A Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras criou o Programa Jovem Cidadão, para estimular o desenvolvimento do jovem riostrense, preparando-os como cidadãos atuantes no município e futuros profissionais. O Programa atenderá adolescentes de 15 a 17 anos, da rede municipal de ensino, e que residam no mínimo há dois anos em Rio das Ostras. Eles receberão uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo. As inscrições serão dias 9 e 10 de novembro, de 8h30 às 16h30, no Centro de Cidadania, no Praia Âncora.
Neste início, o Programa será pautado por dois grandes temas: Meio Ambiente e Turismo, dada a importância dessas áreas para o município. Os adolescentes participarão de aulas semanais, teóricas e práticas, palestras e atividades interativas nos projetos desenvolvidos pela administração pública.
Com base em uma formação ética, de cidadania e consolidação de valores, os jovens estarão prontos para atuar nos projetos da Prefeitura, e mais bem preparados para conquistar, futuramente, o mercado de trabalho.
Um aspecto importante do Programa é a participação da família; os responsáveis pelos adolescentes participarão de reuniões mensais sobre os temas trabalhados com os jovens.
As atividades devem começar em dezembro deste ano.
Para se inscrever
Para se inscrever, além de ter entre 15 e 17 anos, estar matriculado na rede pública de ensino, e residir a pelo menos dois anos no município, o jovem deve estar cursando o ensino fundamental a partir da 6a série; deve poder frequentar as atividades do Programa no turno da manhã ou tarde, por no mínimo um ano, e integrar uma família com renda mensal familiar de no máximo seis salários mínimos.
Os candidatos devem levar, como documentação, declaração escolar especificando turno e série, xerox e original da identidade ou certidão de nascimento, xerox e original do comprovante de residência e comprovação de residência há no mínimo dois anos em Rio das Ostras, ficha de inscrição preenchida, autorização do responsável, documentação que comprove a renda familiar.
Os interessados podem obter mais informações na Secretaria de Bem-Estar Social, no telefone 2760-3474.