O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.

Foto do inicio da noite na cidade, com a ponte ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Assistência Social
  • Prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto e a secretária de Bem-Estar Social Marcia Almeida almoçam com alunos do Pronatec

Prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto e a secretária de Bem-Estar Social Marcia Almeida almoçam com alunos do Pronatec

Publicada em: 4 de setembro de 2012 - 11h26 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Os alunos fazem parte da primeira turma do Pronatec que tem o objetivo de qualificar para a inserção no mercado de trabalho

Os alunos do Curso de Auxiliar do Programa nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- PRONATEC, receberam e ofereceram ao prefeito Carlos Augusto e a Secretaria Municipal de Bem-Estar-Social, Marcia Almeida, um almoço , regado a moqueca de peixe acompanhado de salada verde, arroz e cestinhas de pasta de berinjela. O cardápio foi uma apresentação do que eles apreenderam no curso proferido pela equipe do SENAI, que tem duração de 160 horas. O almoço aconteceu na última sexta-feira, dia 31, na cozinha do Parque da Cidade.

O curso que é oferecido pelo PRONATEC conta com o apoio do poder público municipal, que tem a responsabilidade de oferecer melhores oportunidades de qualificação para os moradores do município, que não precisam ir a municípios vizinhos para se qualificar em umas das instituições como SENAI, SENAC, Firjan. Esta é a primeira turma e a festa de encerramento está marcada para o próximo dia 17.

Segundo a Secretária, Marcia Almeida, está é mais uma oportunidade que o município oferece aos seus moradores, com o objetivo de qualificá-los para o mercado de trabalho. Podem participar dos cursos as pessoas que estão cadastradas em um dos programas sociais oferecidos pelo poder público e que tem renda familiar de até três salários mínimos. A secretária destacou ainda que busca novas parcerias para ampliar o número de cursos a serem oferecidos.

De acordo com a coordenadora do Setor de Educação Profissional do SENAI, Ana Cristina da Mora Sá, a realização do curso é um diferencial que oferecemos ao aluno. Com uma equipe profissional que qualifica os alunos para as exigências do mercado de trabalho.

A dona de casa e aluna do curso, Vera Regina Alves da Silva, explica que esta é uma chance encontrou para se qualificar. “Aqui eu apreendi a fazer uma comida boa, de qualidade e rica em nutrientes. Sem contar que apreendemos a utilizar todo o alimento. Antes eu jogava fora a casca das verduras e frutas e hoje faço pratos nutritivos e deliciosos. Eu também faço parte do curso de panificação, e agora tenho qualificação para conseguir um bom emprego” destacou.

APOIO– A Secretaria Municipal de Bem-Estar Social, tem uma parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- PRONATEC, onde são oferecidos mais três cursos: Auxiliar de Administrativo, Auxiliar de Eletricista e Almoxarife, estes três funcionam Colégio Municipal Professora Amélia Abdala, e as aulas estão previstas para encerrar no dia 17 de setembro.

PADARIA ESCOLA – Outra turma formada por 13 alunos do curso de Auxiliar de Cozinha e Cozinheiro da Padaria Escola de Rio das Ostras acaba de se formar e já está pronta para entrar no mercado de trabalho. Durante o curso, uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras com o Senai, os novos cozinheiros aprenderam, ao longo de 260 horas, entre aulas práticas e teóricas, técnicas de preparo de entradas, guarnições, massas, molhos, sopas, saladas, carnes, entre outros. A instrutora e nutricionista Nirvana Braga também orientou os alunos sobre manipulação e higiene de alimentos, e legislação referente à cozinha industrial.

A moradora do Mariléa Chácara, Clemilda Lance, já cozinha há bastante tempo, mas encontrou no curso uma oportunidade de crescimento profissional. “Nas aulas aprendi muita coisa que não sabia”, comentou. Outro aluno que está satisfeito é o morador de Nova Cidade Deiverson Terra. Ele pretende aplicar os conhecimentos adquiridos com o curso de cozinheiro para trabalhar no setor offshore. “Eu gosto muito de cozinhar, tanto que escolhi esse ramo para trabalhar. Acho que agora terei mais oportunidades no disputado mercado de trabalho”, enfatizou.

Pesquisa no Portal