Prefeito Carlos Augusto reforça parceria com Bombeiros para execução do Projeto Botinho
Publicada em: 10 de Janeiro de 2025 - 14h30 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Cerca de 300 crianças de Rio das Ostras serão beneficiadas com o projeto
Em uma reunião realizada no gabinete do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, nesta sexta-feira, dia 10, importantes ações de segurança e prevenção foram discutidas para o Município. O encontro contou com a presença do comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Militar de Macaé, Tenente-coronel Luciano da Costa Castilhos, do coordenador de Defesa Civil, Edmilson Martins, do secretário de Segurança Pública, Carlos Menegasi, e do vereador Alberto Moreira Jorge. O foco principal da reunião foi o fortalecimento da parceria entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros para a realização do Projeto Botinho, que beneficiará mais de 300 crianças do Município.
As crianças contempladas já se inscreveram pelo site oficial para participar das atividades do projeto, que ocorrerão entre os dias 20 e 31 de janeiro, das 8h às 11h, na Praia do Centro. O Projeto Botinho tem como objetivo promover a educação ambiental, cidadania e noções de segurança aquática, aproximando os jovens das práticas preventivas em ambientes litorâneos.
Durante a reunião, o prefeito Carlos Augusto Balthazar, se colocou totalmente à disposição do Corpo de Bombeiros para colaborar no que for necessário para o sucesso da iniciativa. O prefeito destacou a importância da parceria com a corporação, especialmente neste início de governo, para garantir a segurança da população de Rio das Ostras.
REFORÇOS – Entre as medidas já adotadas pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura estão a disponibilização do dobro do número de guarda-vidas, que agora conta com 20 servidores para todas as praias do Município, o reforço no atendimento de emergência com uma ambulância adicional para o resgate de vítimas e a cessão de uma embarcação de resgate especializado e uma moto aquática, que estará disponível a partir da próxima semana para atuar em salvamentos aquáticos.
Carlos Augusto ressaltou que essas ações são fundamentais para aumentar a segurança nas áreas de lazer da Cidade, especialmente durante o verão, quando o fluxo de moradores e turistas nas praias é intenso. “Essa integração com o Corpo de Bombeiros é essencial para que possamos oferecer mais segurança e tranquilidade para nossa população e visitantes. Vamos apoiar o Projeto Botinho e todas as iniciativas que tragam benefícios para nossas crianças e para a Segurança Pública”, afirmou o prefeito.
Coronel Castilhos destacou a importância do envolvimento da gestão municipal em projetos sociais e de segurança. “A participação da Prefeitura fortalece o alcance e a eficácia das nossas ações. O Projeto Botinho é uma oportunidade de preparar nossos jovens para lidar com situações de risco e de promover uma cultura de prevenção desde cedo”, disse o comandante.
A expectativa é de que o Projeto Botinho não só proporcione momentos de aprendizado e integração para as crianças, como também contribua para formar cidadãos mais conscientes sobre a importância da segurança nas praias e na preservação do meio ambiente.