População de Rio das Ostras adere à campanha Fique Sabendo
Publicada em: 1 de dezembro de 2009 - 11h56 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMAlinhada à campanha Fique Sabendo, do Governo Federal, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras montou, para esta semana, uma programação com palestras e orientações sobre a Aids. Além de esclarecer dúvidas, as pessoas foram incentivadas a realizar o Teste de Rápido Diagnóstico (TRD) que fornece o resultado na hora.
Profissionais que atuam no Programa de DST/Aids conversaram com a comunidade, distribuíram preservativo e orientaram sobre as formas de prevenção e transmissão do vírus HIV.
“Desde fevereiro estamos realizando o teste de rápido diagnostico e chegamos a fazer três exames por semana”, explicou a coordenadora do Programa de DST/Aids, Bianca Monteiro. “Nem todas as pessoas necessitam fazer o teste de rápido, somente quando há urgência. São encaminhados ao TRD pacientes com sintomas da doença, parceiros de soropositivos, gestantes que não fizeram o teste ou quando o profissional de saúde julga necessária a realização do exame”, disse a coordenadora.
Antes da realização do teste, as pessoas responderam um questionário de saúde e conversaram com a equipe como parte do processo de aconselhamento.
Sabe-se que cerca de 630 mil pessoas estão infectadas com o vírus da Aids no Brasil. Dessas, pelo menos 400 mil não sabem que são soropositivas.
Debates – A programação incluiu uma mesa redonda sobre Aids com profissionais da Secretaria de Saúde e da Universidade Federal Fluminense, no Polo Universitário da UFF no município.