O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.

Foto do inicio da noite na cidade, com a ponte ao fundo

Cultivo do feijão terá apoio técnico da Pesagro

  • Foto: Matheus Müller
    Descrição da foto
    Da esquerda para direita, o pesquisador da Pesagro, Benedito Fernandes, o técnico agrícola José Geraldo, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, e o supervisor da Emater-Rio, Max de Almeida
Publicada em: 31 de Janeiro de 2025 - 14h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Apoio técnico vai aumentar a produção em mais de 400% e beneficiar agricultores familiares

 Rio das Ostras quer valorizar e incentivar a produção rural na Cidade, começando com a ampliação do apoio técnico ao plantio do feijão por meio de parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro). O Município, que já teve safras recordes de mais de 150 toneladas de feijão, no ano passado colheu apenas 6 toneladas.

Durante reunião realizada na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, o gestor da pasta, Ricardo Torres, conversou o engenheiro agrônomo Benedito Fernandes de Souza Filho, pesquisador da Pesagro, sobre a retomada de uma parceria que já deu excelentes resultados e era anualmente celebrada pela Festa do Feijão, em Cantagalo.

Rio das Ostras poderá ter bons resultados na colheita do feijão ainda neste ano. De acordo com o pesquisador da Pesagro, se o plantio começar em março, a safra deverá ultrapassar 30 toneladas, aumentando a produção em mais de 400% em relação ao ano passado.

AGRICULTURA FAMILIAR – “A parceria com os pesquisadores da Pesagro responde ao nosso projeto de impulsionar a agricultura familiar. O pequeno produtor precisa de apoio técnico e, com orientação e suporte, pode ter safras melhores com sustentabilidade, mantendo o cuidado com o meio ambiente”, afirmou o secretário.

O pesquisador da Pesagro informou que o Estado do Rio de Janeiro consome 300 mil quilos de feijão por ano, mas produz muito pouco. “Quem se beneficia com esse plantio é, especialmente, o pequeno produtor e, quando a gente traz a pesquisa, pode aumentar a produtividade”, destacou.

O supervisor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) em Rio das Ostras, Max de Almeida, acompanhou a reunião e lembrou das colheitas recordes celebradas na Festa d0 Feijão. “A reaproximação do Município da Pesagro vai ser fundamental para apoiar o pequeno produtor”, enfatizou.

O técnico agrícola José Geraldo Custódio, que integra a equipe da Pesagro, também esteve presente na reunião.

Da esquerda para direita, o pesquisador da Pesagro, Benedito Fernandes, o técnico agrícola José Geraldo, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, e o supervisor da Emater-Rio, Max de Almeida Foto: Matheus Müller

Pesquisa no Portal