Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Município viabiliza doação de órgãos para salvar vidas

  • Foto: Cintia Rocha
    Descrição da foto
    Por decisão da família, foram doados órgãos de jovem diagnosticado com morte encefálica.
Publicada em: 11 de outubro de 2022 - 15h48 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Por decisão da família, foram doados órgãos de jovem diagnosticado com morte encefálica. Foto: Cintia Rocha

No último sábado, 8 de outubro, um procedimento em conjunto entre a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras e o Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro encaminhou para doação órgãos que poderão renovar a esperança de vida e cura a pacientes que aguardam por transplantes.

Em um ato de amor e compaixão, a família de um jovem de 26 anos, diagnosticado com morte encefálica, decidiu pela doação de seus órgãos. Com a importante participação da equipe médica do Município, a captação transcorreu com sucesso, sendo doados os rins, coração e fígado.

PROCEDIMENTO –  O procedimento de doação começa quando a equipe médica identifica que houve uma interrupção irreversível das atividades cerebrais (morte encefálica) do paciente. A família é então consultada para saber se há o desejo de doação dos órgãos.

Nesse caso, o protocolo de morte encefálica do jovem foi concluído no último dia 4 de outubro, em conjunto, pelas equipes de Saúde de Rio das Ostras e os técnicos do Programa Estadual de Transplantes.

Até a chegada da equipe do Programa de Transplantes, neste sábado, para captação, o organismo do jovem foi mantido por aparelhos.

A sensibilização da equipe de Saúde do Município e a reorganização do serviço de emergência da Rede Municipal, com a reabertura do setor de Trauma do Pronto-Socorro e CTI especializado, foram essenciais para que a doação ocorresse dentro de todos os protocolos determinados e com a agilidade necessária.

A cirurgia para retirada dos órgãos doados foi realizada pela equipe do Programa Estadual de Transplantes, no Hospital Municipal.

“Nossa gratidão à família que, mesmo neste momento de dor, agiu com compaixão”, disse Denilson Santa Rosa, Secretário Municipal de Saúde.

COMO SER DOADOR – Qualquer pessoa, maior de idade, pode se tornar doador de órgãos. Basta manifestar esse desejo à família para que, após sua morte, familiares possam autorizar, por escrito, a captação dos órgãos.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

É preciso conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto, deixando clara sua intenção de doar.

Pesquisa no Portal