Município promove Campanha Abril Verde
Publicada em: 29 de Abril de 2025 - 13h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM



A Prefeitura de Rio das Ostras promoveu, nesta terça-feira, dia 29 de abril, a campanha Abril Verde 2025 – Prevenção é sempre o melhor caminho, na Praça José Pereira Câmara, no Centro da Cidade.
A iniciativa, aberta a toda a população, comemorou o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, ambos realizados em 28 de abril.
O evento teve a Organização da Vigilância em Saúde, a Secretaria de Saúde, e a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Rio das Ostras (CISTT-RO), comissão que integra o Conselho Municipal de Saúde. O evento também contou com o apoio das secretarias municipais de Administração e Assistência Social, com a participação da Pastoral da Aids.
Na ação, o público poderia participar de atividades de ginástica laboral, aferição de pressão arterial e Educação em Saúde. Também houve simulados de Primeiros Socorros e de Prevenção e Combate a Incêndios promovidos pela Defesa Civil e pela Secretaria de Assistência Social.
“É fundamental a conscientização sobre a importância da Saúde e Segurança no ambiente de trabalho. As pessoas, envolvidas em escritórios, fábricas e lojas, muitas vezes trabalham indispostas, com dores. Queremos conscientizar sobre a importância da prevenção”, ressaltou a coordenadora de Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, Nirvana Braga.
Gunavarro Felipe, Chefe do Programa Saúde do Trabalhador, destaca a importância da prevenção. “Devemos evitar acidentes e doenças ocupacionais, que podem deixar o indivíduo incapacitado para o trabalho. Em Rio das Ostras, verificamos muitos acidentes de trânsito, principalmente com motociclistas, que são muito vulneráveis”, destacou.
PREVENIR SEMPRE – Para Maria Christina de Souza, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, a Administração Pública deve fortalecer a importância da Saúde do Trabalhador para a população. “O Conselho Municipal de Saúde está de portas abertas para receber demandas e orientar. Este evento chama a atenção dos moradores para esta importante questão”, completou a coordenadora.
Para Isabela Santos, moradora de Nova Cidade, acidentes no trabalho podem ser evitados. “Iniciativas como estas devem ser sempre realizadas. Devemos buscar um trabalho mais seguro e saudável, sempre, e para todos”.