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Foto do inicio da noite na cidade, com a ponte ao fundo

Município participa de imersão pedagógica na UFJF

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    O coordenador e professor Pedro Ribeiro, ganhador do prêmio Magda Soares, foi contemplado com o encontro
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    Após seleção realizada na etapa municipal, o projeto garantiu a primeira colocação na fase regional do Programa e concorreu na fase estadual com outros 11 finalistas
Publicada em: 24 de Fevereiro de 2025 - 15h13 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O coordenador e professor Pedro Ribeiro, ganhador do prêmio Magda Soares, foi contemplado com o encontro Foto: Divulgação
Após seleção realizada na etapa municipal, o projeto garantiu a primeira colocação na fase regional do Programa e concorreu na fase estadual com outros 11 finalistas Foto: Divulgação

O município de Rio das Ostras, junto à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, participou da imersão pedagógica no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O coordenador e professor Pedro Ribeiro, ganhador do prêmio Magda Soares, foi contemplado com o encontro, que promoveu o compartilhamento sobre práticas avaliativas e valorização dos profissionais de alfabetização.

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) é referência em avaliação educacional em larga escala, formação de gestores da educação pública e desenvolvimento de tecnologias de gestão escolar. Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, o educador riostrense participou de atividades que proporcionaram o entendimento sobre processo pedagógico envolvido nas políticas públicas de avaliações educacionais.

“Essa experiência foi fundamental para aprofundar o conhecimento sobre as práticas avaliativas, além de levar o nome da cidade a um evento de tamanha magnitude, mostrando a qualidade do ensino do Município e a valorização dos profissionais potentes que exercem a alfabetização, contribuindo para melhoria da nossa qualidade educacional”, destacou o coordenador Pedro Ribeiro.

Com foco em pesquisa e produção de medidas de desempenho e fatores relacionados à aprendizagem dos estudantes, o CAEd atua há mais de vinte anos em parcerias com o governo federal, as redes municipais e estaduais de ensino e instituições e fundações da área educacional.

“Com o encontro, podemos trazer conhecimento sobre avaliações em larga escala e a implementação de aperfeiçoamento do processo avaliativo do Município e, com isso, nortear as defasagens e avanços da educação municipal, além de estabelecer novos contatos para que possamos implementar parcerias que poderão trazer oportunidades formativas para nossos profissionais”, completou Pedro.

PRÊMIO MAGDA SOARES – Rio das Ostras levou o 3º lugar na etapa estadual do “Prêmio Magda Soares: transformando vidas pela leitura” – promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, durante o ano de 2024.

A Rede Municipal de Ensino concorreu com o projeto desenvolvido pelo coordenador Pedro Ribeiro. A imersão no CAEd/UFJF foi um convite pela premiação do projeto.

Intitulado como “Arca de Vinícius: embarcando com poesia na alfabetização”, o projeto do professor Pedro foi desenvolvido no ano letivo de 2023, com alunos do 1º ano da Escola Municipal Simar Machado Sodré. O objetivo foi tornar a alfabetização dos estudantes mais leve, divertida e eficaz com atividades baseadas no escritor Vinicius de Moraes. O trabalho envolveu uma réplica de papelão da “Arca de Vinicius”, contação de histórias, confecção de textos, rimas e artesanatos, encenações musicalizadas, além de uma peça teatral que envolvia as músicas e as poesias trabalhadas em sala de aula, a partir da obra do autor brasileiro.

Após seleção realizada na etapa municipal, o projeto garantiu a primeira colocação na fase regional do Programa e concorreu na fase estadual com outros 11 finalistas. O terceiro lugar colocou Rio das Ostras em espaço de evidência. “Mostramos que é possível fazer uma alfabetização baseada na literatura, rica em experiências para que as vivências dos alunos sejam marcantes”, exaltou o professor Pedro.

 

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