Município discute políticas públicas de cultura
Publicada em: 4 de agosto de 2017 - 12h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMComeçou na tarde desta sexta-feira, 4 de agosto, a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Rio das Ostras, que discutirá políticas públicas e elegerá a grade do Conselho Municipal de Cultura. A apresentação dos alunos do Centro de Formação Artística marcou a abertura do evento que tem como tema “Uma Política Pública para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”.
A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito Carlos Augusto, do vice-prefeito José Salvador, do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso, da presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Mara Fróes, secretários municipais e vereadores.
Mara Fróes agradeceu a oportunidade de estar à frente da Fundação novamente e ver o resultado de um trabalho que começou em 1997. “Fico feliz em ver alunos, que começaram criança na Fundação, e que hoje estão colocados no mercado, fazendo arte em todo país e até no exterior. Isso é muito gratificante”.
O prefeito Carlos Augusto apontou a cultura e o turismo como alavancas da economia do município, e destacou o trabalho do artesão. “Estamos trabalhando para ter um calendário de pequenos eventos que propaguem a nossa cultura e aqueçam a economia com a atividade turística”, disse.
Depois da abertura oficial, foi lido e aprovado pelos participantes o Regimento Interno da Conferência e o Plano Municipal de Cultura.
REFERÊNCIA NO ESTADO – A presidente do Conselho Estadual de Cultura e coordenadora de Políticas Públicas do Estado do Rio, Gleise Campos, disse que o trabalho da cultura de Rio das Ostras é referência no Estado e deve ser reverberado. “Estar aqui na 2ª Conferência onde será eleito o Conselho Municipal é a demonstração do amadurecimento de um trabalho que é referência no Rio de Janeiro”.
As discussões retornam na manhã de sábado, 5 de agosto, com reuniões setoriais a partir das 9h. Na parte da tarde, acontecerá a Plenária Final e a eleição da grade do Conselho Municipal de Cultura.