Município amplia ações contra vandalismo em pontos mais críticos
Publicada em: 28 de Abril de 2025 - 17h10 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Sistema de monitoramento está sendo testado em veículos da Segurança
Com o objetivo de ampliar as ações de proteção ao patrimônio público, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Segurança Pública, começou a implementar um moderno sistema de monitoramento móvel, com câmeras e software de reconhecimento facial. O equipamento está sendo instalado em veículos da Guarda Civil Municipal, por meio de uma parceria com uma empresa da área de tecnologia. A iniciativa faz parte de um sistema inédito de monitoramento no Município.
O primeiro local de teste é a Praça da Baleia. No último fim de semana, o Monumento à Baleia Jubarte, localizado em Costa Azul, sofreu novos atos de vandalismo. A escultura, que é um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade, frequentemente é vandalizada por visitantes que desobedecem às sinalizações instaladas no local. Alguns chegam a subir na escultura para tirar fotos, colocando em risco a própria segurança e a de outras pessoas.
O secretário de Segurança Pública, Carlos Menegasi, explicou que a iniciativa vai reforçar a fiscalização e permitir a identificação precisa de quem desrespeitar as normas, possibilitando medidas punitivas de forma rápida e efetiva.
“O prefeito Carlos Augusto quer transformar Rio das Ostras em um verdadeiro laboratório de inovação tecnológica, integrando a preservação do patrimônio público com o uso de tecnologias de ponta. Mais do que nunca é fundamental que as pessoas colaborem respeitando as normas, ajudando a preservar os patrimônios e a segurança de todos”, destacou.
MODERNIZAÇÃO – O projeto integra uma série de ações para modernizar a segurança no Município, utilizando recursos como inteligência artificial, reconhecimento facial e monitoramento em tempo real, sempre com foco na proteção dos espaços públicos e na melhoria da qualidade de vida da população.
Além da instalação de câmeras inteligentes, equipes da Guarda Municipal intensificaram as rondas nas áreas com monumentos com grande fluxo de visitantes e turistas.