• Você está em

• Página inicial
  • Assistência Social

Junho Violeta conscientiza população sobre violência contra pessoa idosa

• Foto: divulgação
Publicada em: 11 de junho de 2024 - 12h23 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Ação acontece nesta sexta, 14, pela manhã, no Centro, com orientações e apresentação cultural. Foto: divulgação

A Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras aderiu à campanha Junho Violeta, que em 2024 traz como reflexão o “Respeito a todas as fases da vida”. A ação acontece na praça José Pereira Câmara, no Centro, das 9h às 12h, e inclui panfletagem, abordagem e informações sobre o tema.

Durante o evento em Rio das Ostras, haverá uma apresentação cultural de dança sênior, realizada por idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “A programação visa não apenas informar, mas também envolver a comunidade em atividades que ressaltam a importância do respeito a todas as fases da vida”, afirma Giselly Leão, coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social.

15 DE JUNHO – A data de 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre os preconceitos e as violências cometidas contra os idosos, além de promover o respeito e a garantia de seus direitos.

Em entrevista para o site do Governo Federal, Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, destacou a relevância da campanha e a necessidade de uma mudança de percepção em relação ao envelhecimento da população brasileira.

“No Brasil, atualmente, temos 32 milhões de pessoas idosas, número que vem crescendo e a tendência é que cresça mais em algumas décadas. A nossa sociedade precisa compreender que não é mais tão jovem quanto parece e que a longevidade é o sucesso das boas práticas e das políticas públicas”, afirmou. Silva acrescentou que o envelhecimento deve ser visto como uma fase comum e repleta de oportunidades para a construção de novos propósitos.

CONSCIENTIZAÇÃO – A violência contra a pessoa idosa é um problema que exige atenção e intervenção da sociedade como um todo. Por meio de campanhas como o Junho Violeta, governos e sociedade buscam não apenas a conscientização, mas também a implementação de medidas que assegurem a proteção e o respeito aos direitos dos idosos.