Inauguração da Fundição Escola adiada para dia 23
Publicada em: 14 de setembro de 2004 - 11h37 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMFoi adiada para dia 23 de setembro, quinta-feira, às 17h, a inauguração da Fundição Escola de Artes e Ofícios de Rio das Ostras. Estarão presentes ao evento o prefeito Alcebíades Sabino dos Santos e a presidente em exercício da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Selma Rocha. A Fundição Escola fica na Rua Beija-Flor, em Colinas.
A nova escola beneficiará a população de baixa renda do município, como uma oportunidade de geração de emprego e renda e integração dos artistas ao mercado de trabalho. Serão oferecidos cursos de desenho e modelagem, passando, depois, à etapa de fundição.
O prédio tem 440 m2 de área construída, dois pavimentos em tijolo cerâmico maciço aparente e estrutura de madeira, em terreno medindo 2.690 m2.
A Fundição Escola também apresenta um potencial turístico. Graças a seu projeto arquitetônico – pelo qual uma rampa circunda o prédio e as oficinas podem ser observadas pelo lado de fora, através de amplas vidraças – a escola pode ser aberta à visitação, mesmo em períodos de aulas.
Nesta iniciativa, a Prefeitura está investindo na capacitação da mão-de-obra e no empreendedorismo, nos mesmos moldes de outros projetos coordenados pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, como a Oficina Escola de Luteria (com cursos de reparo e fabricação de instrumentos de corda, em convênio com a Unesco). A Fundação estuda meios de viabilizar a comercialização das obras de alunos da Fundição Escola, assim como da Casa de Cultura e Oficina Escola de Luteria, incentivando a produção artística do município, gerando emprego para a população de baixa renda e criando oportunidades a novos artistas de Rio das Ostras.
Mais informações sobre os cursos oferecidos pela nova escola estão disponíveis na sede da Fundação Rio das Ostras de Cultura.